O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) irá promover um evento de mobilização contra a regulamentação do comércio e produção de cigarros eletrônicos no país O órgão entregará na próxima segunda-feira (16) uma moção de aplausos em homenagem aos parlamentares paranaenses que se posicionaram contra o projeto de Lei 5.008/2023, que prevê normatizar o uso de vapes e pods, como são popularmente conhecidos os Dispositivos Eletrônicos de Fumar. O projeto é de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) e deveria ter sido votado nos primeiros dias de setembro na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, porém não foi pautado.
Os dispositivos eletrônicos têm a venda proibida desde 2009, mas alguns grupos pressionam pela sua regulamentação. Por outro lado, por causa dos malefícios que os cigarros eletrônicos causam à saúde, cerca de 80 entidades da área médica, incluindo a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), já se posicionaram contra este projeto.
Foram convidados para o evento do CRM-PR os deputados estaduais Alexandre Curi (PSD), Fábio Oliveira (Podemos), Tercilio Turini (MDB, presidente da Comissão de Saúde Pública) e Márcia Huçulak (PSD), líder do Bloco Parlamentar da Saúde Pública, além do vereador Tico Kuzma, autor da Lei Antifumo municipal e do projeto de lei contra estes dispositivos. Devem estar presentes também o secretário estadual da Saúde, Cesar Neves, e a secretária municipal de Saúde, Beatriz Battistella Nadas. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do CRM-PR.
Serviço
Evento: Mobilização contra a liberação dos cigarros eletrônicos
Data: 16 de setembro (segunda-feira)
Horário: 19h30 às 21h
Local: Sede do Conselho Regional de Medicina do Paraná
Endereço: Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre – Curitiba
Transmissão: YouTube do CRM-PR neste link.