Curitiba celebra 100 anos da Sociedade Ucraniana com programação especial a partir desta quinta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba celebra 100 anos da Sociedade Ucraniana com programação especial
Abertura da programação contará com apresentação de danças folclóricas. (Foto: Cido Marques)

O centenário da Sociedade Ucraniana do Brasil será comemorado neste fim de semana, de 28 a 31 de julho, com uma programação realizada pela comunidade em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba. A abertura oficial será na sexta-feira (29), às 19h, no Memorial de Curitiba, com apresentação de danças folclóricas. O grupo canadense Pavlychenko Folclorique Ensemble será uma das atrações.

As comemorações começam na quinta-feira (28) com a exibição do filme Iván de volta ao passado, às 16h, na Cinemateca de Curitiba. Produção de 2012, dirigida por Guto Pasko, o documentário registra o emocionante retorno de Iván Bojko à Ucrânia, 68 anos depois de deixar a sua terra natal para viver como imigrante no Brasil. Aos 91 anos, ele não esperava que o sonho de retornar ao seu país ainda fosse acontecer. O filme documenta a viagem e o reencontro de Iván com familiares amigos.

As festividades continuam sábado (30) e domingo (31), com uma série de apresentações folclóricas, das 9h às 18h, com grupos ucranianos do Paraná, Santa Catarina, Paraguai, Argentina e Canadá. Participam os grupos folclóricos Sonhachnek, de Cascavel; da Associação Vesna, de Roncador; Spomen, de Mallet; Fialka, de União da Vitória; Molodh, de Paulo Frontin; Soloveiko e Tchoven, de São José dos Pinhais; Barvinok e Poltava, de Curitiba; Ukrainska Duchá, de Itaiópolis, Vesná, de Mafra; Ballet Ucraniano Roksolana, de Misiones, Argentina; Ballet Prolisok del Centro de Danzas Ecem e Grupo Folclórico Ucraniano Kolos, do Paraguai; e Pavlychencko Folclorique Ensemble, do Canadá.

Curitiba celebra 100 anos da Sociedade Ucraniana com programação especial
Bazar para venda de artesanatos faz parte das atrações. (Foto: Cido Marques)

Além das apresentações, no Memorial de Curitiba, haverá também um bazar para venda de artesanatos (bordados, porcelanas, pêssankas, bonecas de pano, artesanato em couro e madeira), barracas oferecendo produtos da culinária ucraniana (o tradicional pastel vareneky, bolachas decoradas, embutidos, sopa de beterraba, entre outros), e uma exposição de trajes típicos.

A Sociedade Ucraniana do Brasil foi fundada em 7 de julho de 1922 no Distrito de Dorizon, em Mallet, no interior do Paraná. Em 1932 transferiu-se para União da Vitória, e de lá veio para Curitiba em 1934.

Inicialmente, o objetivo primordial da Sociedade era acolher os imigrantes recém-chegados ao Brasil. Com o tempo, ela intensificou suas atividades no sentido de manter as tradições ucranianas através das danças, canções, língua e outros elementos culturais. Até hoje é uma das principais referências para os ucranianos que chegam ao país, como aqueles que vieram recentemente refugiados da guerra contra a Rússia.

A festa do centenário integra a quarta edição do Dia da Ucrânia em Curitiba, evento organizado desde 2015, a cada dois anos, pelo Grupo Folclórico Barvinok, ligado à Sociedade Ucraniana. Em razão da pandemia, a edição de 2021 foi transferida para este ano.

SERVIÇO:

Dia da Ucrânia em Curitiba – 100 anos da Sociedade Ucraniana do Brasil

28 de julho (quinta-feira), às 16h – Exibição do filme Iván de volta ao passado
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco)

29 de julho (sexta-feira), às 19h – abertura oficial

30 e 31 de julho (sábado e domingo), das 9h às 18h – apresentações de danças folclóricas, venda de artesanato, comidas típicas e exposição de trajes ucranianos.

Local: Memorial de Curitiba (R. Claudino dos Santos, 79, São Francisco)
Entrada gratuita

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.