Curitiba celebra 115 anos da imigração japonesa com exposição de Kazuo Wakabayashi

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2023 06 26 at 18.04.42
O casal Beatriz e Fernando Xavier Ferreira (à esquerda) prestigiou Liliana Cabral, da Artestil, na abertura da exposição. (Foto: Kraw Penas)

Foi aberta no último fim de semana (23), na galeria Artestil, em Curitiba, a exposição de Kazuo Wakabayashi que comemora os 115 anos da imigração japonesa no Brasil. A coleção com 19 obras, exclusivas do acervo da família de Wakabayashi, permite que o visitante entenda a jornada artística e a narrativa emocional do artista nipo-brasileiro. Nas pinturas com tons mais escuros, os sentimentos decorrentes da II Guerra Mundial, época em viveu uma infância turbulenta, marcada pelas atrocidades do conflito. Aos 11 anos, após a morte do pai, ele assumiu a responsabilidade de sustentar sua família. Foi durante esse período tumultuado que encontrou refúgio na arte, acreditando que essa seria sua resposta à barbárie e uma forma de promover a paz.

Logo após desembarcar no Brasil, em 1961,seus quadros ganharam mais cores, capturando a alegria de viver e a liberdade que encontrou no país. Além disso, as obras de Wakabayashi demonstram sua habilidade em experimentar novas abordagens e técnicas ao longo dos anos. Kazuo Wakabayashi morreu, aos 90 anos, em 2021.

A exposição segue até o dia 29 de julho e a entrada é de graça.

Serviço: Exposição Kazuo Wakabayashi. Local: Artestil Galeria de Arte (Alameda Carlos de Carvalho, 1663)

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h30 e aos sábados, das 9h30 às 13h30

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.