Da Redação
Curitiba deverá testar ônibus elétricos equipados com sistemas que permitem o carregamento de baterias ao longo dos deslocamentos, garantindo maior autonomia à operação.
O encaminhamento para testes-piloto no sistema de transporte da cidade foi definido em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quarta-feira (09), entre o presidente do instituto, Luiz Fernando Jamur, e representantes da Higer Bus Company, fabricante chinesa de ônibus elétricos, com representação no Brasil.
“Estamos em um processo de avaliações de sistemas com vistas aos projetos de eletromobilidade do Inter 2 e do BRT Leste-Oeste”, explica Jamur.
Segundo o presidente do Ippuc, a intenção com os testes é avaliar os sistemas disponíveis e a compatibilidade com a Rede Integrada de Transporte de Curitiba, que conta com uma grande variedade de modelos de deslocamento, como o das linhas alimentadoras, as linhas diretas, como a Inter 2, e as troncais de biarticulados. A intenção é testar na cidade modelos de ônibus elétricos Padron e Articulados.
O processo para os testes dos ônibus ainda será alinhado em novas reuniões de técnicos da Prefeitura com os representantes da empresa. Ainda não há datas definidas.
De acordo com o representante da fabricante de motores elétricos da Higer, Alexandre Colonese, serão montados os veículos para testes na capital paranaense. “Curitiba sempre foi vista no Brasil como um passo à frente em transporte. Não podemos errar. Vamos elaborar os modelos”, disse.
LEIA TAMBÉM:
- Governo encaminha à Assembleia Legislativa projeto que revoga lei que obriga o uso de máscaras
- Associação de Bares e Casas Noturnas propõe fim da bandeira amarela; medida permitiria retorno de 100% dos estabelecimentos
Processo
A reunião com os representantes da Higer Bus em Curitiba é uma continuidade de um processo iniciado pela prefeitura, em dezembro do ano passado, com uma série de visitas técnicas a fabricantes e operadoras de ônibus elétricos no estado de São Paulo, com foco no transporte movido a energia limpa.
Alguns modelos de ônibus produzidos pela Higer Bus contam com ultracapacitores de alta densidade, que permitem a recuperação de energia na frenagem dos veículos, aumento na potência e aceleração e armazenamento de energia para um percurso de até 30 quilômetros com uma carga de bateria. Os ultracapacitores são alternativas para veículos elétricos de maior capacidade de transporte.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: