O Mapa das Startups 2022 da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) apontou Curitiba como a segunda cidade com mais startups mapeadas no Brasil, no ano passado. Pelo estudo, a capital paranaense sedia 4,7% das startups brasileiras, atrás apenas de São Paulo (SP), que tem 23% das empresas de base tecnológica. O levantamento ainda indicou que Curitiba é sede de 63,8% das startups paranaenses.
Desde 2021, a capital paranaense também ocupa o segundo lugar nacional entre as cidades com melhor ecossistemas para as startups. O resultado consta no Startup Ecosystem Index Report, ranking global que aponta os melhores ecossistemas para surgimento e crescimento de empresas de base tecnológica. “Estes resultados nos alegram porque apontam a relevância das ações da Prefeitura de Curitiba e do ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão, para o aumento das startups na cidade em um ambiente amigável para seu desenvolvimento”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
As ações do Vale do Pinhão para consolidar o ecossistema de inovação da cidade para transformá-la em referência em desenvolvimento econômico sustentável têm contribuído para ampliar a atratividade de Curitiba para as startups.
Por meio do Vale do Pinhão e da Agência Curitiba, as startups contam com uma rede de apoio que vai desde as capacitações, com cursos, consultorias e mentorias, como a oportunidade de mostrar as propostas a investidores e a população em geral, em eventos como a Feira de Inovação, no Calçadão da XV, os pitchs e exposição na Smart Plaza do Vale do Pinhão, e a competição entre startups de todo o Brasil, o Pitch Live Vale do Pinhão.
Também são essenciais para o fomento do ambiente de startups de Curitiba várias iniciativas municipais, como o Worktiba e a retomada de programas como o Tecnoparque, que beneficia as empresas de base tecnológica com a redução da cobrança do ISS, de 5% para 2%. “Desde 2018, quando o Tecnoparque foi relançado, o benefício fiscal de Curitiba permitiu às empresas de base tecnológica reinvestirem R$ 280,7 milhões nos próprios negócios, para que ampliem seus projetos, contratem mais e movimentem a economia local”, lembra Cris Alessi.
Perfil
O estudo da Abstartups faz uma análise do perfil das startups brasileiras: 45,8% delas foram criadas a partir de 2020 e a maioria (68,7%) conta com até dez colaboradores. Do total, 11,8% possuem negócios no exterior, 23,5% possuem registro de patente e 56,2% já pivotaram o negócio, ou seja, já mudaram a direção de um negócio mantendo a mesma base para atingir êxito.
O levantamento foi realizado com os dados coletados entre agosto e outubro de 2022. Foi utilizada uma amostra de 1.753 respostas, com participação de 266 cidades brasileiras, com um nível de confiança de 99% e margem de erro de 3%, com base referencial de 14 mil startups.
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