Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022
O aplicativo Saúde Já, canal de comunicação para vacinação em Curitiba, que leva o serviço público para a palma da mão do curitibano . (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Curitiba é a Cidade Mais Inteligente e Conectada do Brasil, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022. O anúncio e a entrega do troféu ao prefeito Rafael Greca foram feitos no Connected Smart Cities Forum, nesta terça-feira (04), em São Paulo. A capital paranaense já havia liderado o ranking em 2018, passando para o terceiro lugar nas três últimas edições. Neste ano, Curitiba mais uma vez é a primeira colocada, superando Florianópolis (SC) e São Paulo (SP).

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia cerca de 700 municípios e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. O ranking é composto por 70 indicadores divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Segundo o prefeito Rafael Greca, o reconhecimento a Curitiba se deve ao foco da cidade no futuro, apostando em energias renováveis, mobilidade ativa, serviços públicos na palma da mão do cidadão, revitalização urbana e projetos de diminuição da emissão de carbono até 2050. “Curitiba sempre foi exemplo de inovação: é historicamente referência em mobilidade, meio ambiente e planejamento urbano. Mas sentimos a necessidade de ampliarmos esse escopo para as áreas transformação tecnológica com foco em cidade inteligente e empreendedorismo de impacto social. Daí a criação do Vale do Pinhão, em 2017”, lembra Greca.

O movimento Vale do Pinhão é alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas) e envolve secretarias municipais, universidades, aceleradoras, incubadoras, startups, fundos de investimento e centros de pesquisa e desenvolvimento para potencializar o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, tecnologia e economia criativa.

Empreendedorismo

A cidade também ficou em primeiro lugar na categoria Empreendedorismo, mesma colocação do ano passado, e em segundo em Tecnologia e Inovação. Greca destacou que a liderança em Empreendedorismo é uma conquista significativa, pois comprova a eficácia do Plano de Aceleração de Curitiba, colocado em prática para a recuperação pós-pandemia. “É um trabalho feito em conjunto de todo o ecossistema do Vale do Pinhão, com os empreendedores da cidade e com diversas outras instituições que nos apoiam”, disse o prefeito.

Entre as ações desenvolvidas pelo Vale do Pinhão na área de desenvolvimento econômico como cidade inteligente, através de iniciativas da Prefeitura, Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação e todo ecossistema de inovação (universidades, startups, aceleradoras, agências de fomento, empresas e o setor da economia criativa), estão o apoio a quem deseja empreender (Bom Negócio, Worktibas e Espaços Empreendedor); incentivos ao aperfeiçoamento e a valorização dos negócios das mulheres (Empreendedora Curitiba); iniciativas de legislação (Lei de Inovação e o Decreto do 5G) e incentivo fiscal (Tecnoparque), que favorecem a performance econômica e atraem empreendimentos; eventos e espaços públicos que promovem a capacitação e educação empreendedora (Fab Lab Cajuru e Faróis do Saber e Inovação); e o estimulo às conexões de pesquisa, desenvolvimento e investimento em inovações tecnológicas por startups (Programa Sandbox Curitiba).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.