Curitiba é a primeira cidade da Região Sul a receber as primeiras antenas 5G da TIM

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Reunião da TIM Brasil com o governador Ratinho Jr. e o prefeito de Rafael Greca (Foto: Ari Dias/AEN)

A TIM Brasil anunciou a ativação das primeiras antenas 5G do Paraná. Os equipamentos ficam em Curitiba nas áreas do Parque Barigui e do Palácio Iguaçu, e foram disponibilizados na frequência 2,3 GHz SA (Standalone) que evoluirá com a chegada do 5G SA em 3,5 GHz a partir de junho, conforme cronograma da Anatel. O anúncio foi feito nesta terça-feira (05) em uma reunião com o governador do Paraná, Ratinho Jr., o prefeito de Curitiba, Rafael Greca e o CEO da TIM Brasil, Alberto Griselli.

Segunda a operadora, a faixa de 3,5 GHz, adquirida pela TIM, será essencial para proporcionar alta velocidade e baixíssima latência para os usuários, e principalmente massificar e revolucionar a adoção de soluções da Internet das Coisas (IoT) em vários setores fundamentais para alavancar a economia do país.

“A TIM tem investido fortemente na preparação da chegada do 5G, tecnologia que vai acelerar o processo de transformação digital nas cidades, estimular a geração de negócios e dar mais oportunidades aos brasileiros. A escolha de Curitiba como a primeira cidade do Sul a receber as antenas 5G Standalone da TIM reafirma nossa ligação histórica e cada vez mais consolidada com a cidade e com o estado”, disse o CEO da TIM, Alberto Griselli.

A empresa já havia anunciado, em março, a escolha da capital paranaense para o desenvolvimento do projeto “Cidade 5G”. O acordo de colaboração (MoU) – com a Huawei – foi assinado durante o Mobile World Congress, em Barcelona. A ideia é implementar redes 5G, prevendo a evolução da tecnologia, monitoramento de redes e aperfeiçoando a experiência do usuário. O acordo é válido por dois anos, podendo ser prorrogado, e os primeiros testes devem ser finalizados até dezembro de 2023.

No Paraná, a TIM atende os 399 municípios do estado com a cobertura 4G e a rede da tecnologia 4.5G está implantada em 235 municípios. Em Curitiba, A operadora oferta o 5G DSS (que utiliza o 5G sobre as frequências do 4G). A ativação dessa rede faz parte da estratégia da TIM – iniciada em 2019 – de proporcionar desde já aos clientes, sem custos adicionais, uma experiência diferenciada de conectividade, que agora deve evoluir com a chegada revolucionária do 5G no país.

Estradas

A TIM trabalha no reforço da cobertura 4G, especialmente em estradas, com a instalação de infraestrutura que cobrirá 2.800 quilômetros de rodovias que passam pelo estado, além de 355 distritos e vilas e oito resorts, com foco também no desenvolvimento turístico da região. Dos 243 sites 4G TIM previstos, 180 já foram instalados (sendo 54 ativados em 2021). Outros nove estão previstos para 2022.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.