Curitiba se destaca no mercado imobiliário e urbano, sendo considerada a melhor capital do país para morar e investir de acordo com o índice FipeZap, indicador do mercado imobiliário que acompanha a média de preços de venda e locação de imóveis residenciais ou comerciais.
O dado, divulgado em maio, mostra um aumento nas vendas do setor de 2,18% na capital paranaense em abril, fazendo de Curitiba a melhor capital para morar, segundo o Índice de Gestão Municipal (IDGM), ferramenta de diagnóstico que verifica a efetividade da gestão administrativa das prefeituras.
A análise do IDGM, realizada pela Macroplan, considera como principais atrativos para quem quer morar ou investir na capital a segurança, saúde, educação, saneamento básico, localização geográfica privilegiada e infraestrutura.
Na variação acumulada em 2024 até agora, segundo o índice FipeZap, Curitiba lidera entre as capitais com alta de 6,54%. Dados da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) reforçam essa percepção: os três primeiros meses do ano registraram uma elevação de 12,4% nas vendas de imóveis residenciais.
Um dos diferenciais do mercado imobiliário curitibano é a prática da exclusividade, muito adotada no mercado dos Estados Unidos, utilizada pelos clientes por oferecer segurança na negociação. Ou seja, para quem tem imóvel para vender ou alugar, dar a opção de exclusividade a uma imobiliária significa formalizar um compromisso garantindo que a transação será feita de forma exclusiva, por um período determinado em contrato.
“Além da exclusividade, é preciso destacar as muitas opções de empreendimentos residenciais e comerciais de excelência, com certificações sustentáveis internacionais, altos padrões de ESG e bem-estar, lançadas todos os anos em Curitiba”, afirma Waldir Chinasso, sócio fundador da Imóveis de Primeira, empresa do setor imobiliário de alto padrão.
Com o mercado imobiliário aquecido, mesmo com um custo mais alto dos imóveis, no ano passado, o setor registrou um crescimento de 32,6% nas vendas de novos imóveis.