A produção hollywoodiana Megalópolis vai estrear nas salas de cinema de todo o Brasil no dia 31 de outubro e um detalhe já chama a atenção do público brasileiro, o fato do diretor Francis Ford Coppola ter afirmado que Curitiba inspirou a produção de seu novo longa.
A declaração foi dada em setembro durante uma entrevista do cineasta para a imprensa brasileira. Coppola disse que tanto o personagem de Adam Driver quanto o projeto da trama foram inspirados, respectivamente, no ex-prefeito Jaime Lerner e na capital do estado. Ainda segundo Coppola, o projeto utópico de Megalópolis é defendido pelo protagonista do filme, Cesar Catilina, que vive um urbanista visionário, assim como Lerner, que se tornou amigo pessoal do diretor durante sua temporada em Curitiba em meados de 2003.
Durante sua estadia em Curitiba, Coppola tornou-se uma figura disputada na cidade. Ele fez da suíte presidencial do Hotel Bourbon sua residência, onde escreveu o roteiro de Megalópolis. Nas horas vagas, além de conhecer o transporte coletivo, frequentava estabelecimentos gastronômicos da região central, como o antigo Café Metrópoles e uma banca de frutas vizinha. Assistiu a uma partida de futebol no estádio do Athletico Paranaense e foi a uma festa de 15 anos no Graciosa Country Club, que chegou a filmar com sua câmera particular, além de criar uma receita de pizza própria na cantina A Landerna.
A estadia no Bourbon rendeu uma sólida amizade com a família Vezozzo e uma sociedade com o presidente da empresa Alceu Vezozzo Filho, que foi convidado pelo cineasta para ser seu sócio no Hotel Be Jardín Escondido by Coppola, no bairro Palermo em Buenos Aires.
Megalópolis teve sua estreia no Festival de Cinema de Cannes deste ano, quando disputou a Palma de Ouro. A história se passa na fictícia Nova Roma, uma cidade que vive um período de mudanças urbanas e uma disputa entre Cesar Catilina (Adam Driver), um urbanista sonhador, e Franklin Cicero (Giancarlo Esposito), ambicioso prefeito de Nova Roma. O elenco inclui Nathalie Emmanuel, Shia LaBeouf, Aubrey Plaza, Jon Voight e Laurence Fishburne.
O filme é distribuído pela O2 Play que faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta brasileiro Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.