Curitiba e Mallet recebem 5ª edição do concerto para lembrar as vítimas do Holodomor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 11 21 at 18.58.11
Concerto em memória ao Holodomor retorna à Capela Santa Maria, onde estreou em 2018 (Fotos: Brunno Covello)

Em parceria com a Sociedade Ucraniana do Brasil (SUBRAS) e a Representação Central Ucraniano Brasileira, o Folclore Ucraniano Barvinok realiza a 5ª edição do Concerto em Memória ao Holodomor, evento dedicado a lembrar e homenagear as vítimas do genocídio que abalou a Ucrânia nos anos 1930.
Neste ano, o evento traz uma importante novidade: além de Curitiba, a apresentação será realizada também em Mallet, estendendo a homenagem à cidade que acolheu os primeiros imigrantes ucranianos no Brasil e expandindo o concerto didático para contar e lembrar esse terrível acontecimento histórico.

O concerto contará com 35 coralistas e uma orquestra composta por 16 músicos profissionais, além de solistas convidados, atores e dançarinos, que proporcionarão ao público uma experiência imersiva e comovente. “O espetáculo é de extrema importância para relembrar fatos marcantes da história recente da Ucrânia. É preciso falar do que aconteceu no Holodomor, para que jamais se repita”, ressalta Andreiv Choma, diretor artístico do evento. Ele lembra que o país sofre até hoje com os ataques russos que já duram mil dias.

O Holodomor, que significa “morte pela fome”, foi um período terrível na história da Ucrânia, entre 1932 e 1933, em que milhões morreram devido à fome provocada pelo governo soviético. O episódio foi uma resposta aos movimentos de resistência ao regime de Stalin que forçava uma russificação da Ucrânia, em que o povo foi proibido de falar sua língua e reprimido em suas expressões culturais.
O concerto do Barvinok, que teve sua primeira edição em 2018, tem como missão trazer à tona a memória dessas vítimas e honrar seu legado. O evento destaca esse período da história, sua resistência cultural e orgulho do povo, por meio de apresentações de música, dança e recitações poéticas.
Também durante o evento em Curitiba, a comunidade ucraniana realizará um ato simbólico em memória às vítimas do Holodomor, reforçando o compromisso de manter viva essa história. Em Mallet, a entrada será gratuita, oferecendo a oportunidade para que mais pessoas conheçam e participem desse tributo. “É uma honra para Mallet receber esse concerto tão importante. O Folclore Ucraniano Spomen e toda a comunidade ucraniana de Mallet, uma das primeiras cidades a receber imigrantes ucranianos no Brasil, estão ansiosos por este evento”, afirma Lucia Parastchuk Oszust, vice-presidente do Spomen.

Serviço:
Concerto em Memória ao Holodomor
Curitiba:
Data: 23 de novembro, 19h30
Local: Capela Santa Maria (R. Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Ingressos: pelo site https://comprenozet.com.br/eventos/concerto-em-memoria-ao-holodomor/
R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)

Mallet:
Data: 30 de novembro, 19h
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus (R. Tiradentes, Sul, 443, Centro)
Entrada: Gratuita

Dúvidas e informações: Secretaria da SUBRAS pelo telefone (41) 3224-5597, de segunda a sexta, das 13h às 17h, ou pelo Instagram

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.