Da Redação
Curitiba irá testar em setembro os ônibus elétricos em operação. Nesta semana, os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e da Urbanização de Curitiba S/A, Ogeny Maia Neto, acompanhados de equipes técnicas, participam, em São Paulo, do evento latino-americano de mobilidade, com objetivo de fortalecer a estratégia de implantação da eletromobilidade em larga escala no transporte público da capital paranaense.
O roteiro em São Paulo começou com uma visita à fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo, onde estiveram reunidos com representantes da empresa e conheceram as linhas de produção dos motores e chassis e a plataforma onde serão montados os veículos elétricos, como parte de uma parceria entre a Mercedes e a Eletra.
Já na capital paulista, tiveram a oportunidade de acompanhar um test-drive dos veículos Mercedes/Eletra e conheceram os modelos de ônibus elétricos das empresas Marcopolo, BYD, Caio, Iveco e o chassis elétrico da Volvo.
Na quarta (10) e quinta-feira (11), a equipe participou de uma série de visitas técnicas e reuniões na 35ª edição do Seminário da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que acontece em paralelo com a LatBus Transpúblico, feira latino-americana do transporte.
No lançamento do edital de chamamento público para testes em larga escala de ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT), que aconteceu dia 25 de julho, estiveram representantes de fabricantes e montadores de ônibus, entre eles da Volvo, Higer, Eletra, BYD e Mercedes Benz, todos com participação no mercado nacional.
“Estamos trabalhando intensamente para a introdução dos ônibus elétricos em Curitiba realizando estudos e conversas com fornecedores e operadores para a escolha mais adequada às características da nossa RIT”, destaca o presidente da Urbs.
Mobilidade Sustentável
A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.
A inserção da eletromobilidade na RIT integra as iniciativas de Curitiba de zerar as emissões de CO2 até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.
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