Curitiba acaba de ganhar uma nova escola municipal que leva o nome do renomado cientista curitibano Metry Bacila, falecido em 2012. A Escola de Educação Integrada Prof. Metry Bacila fica no bairro Santa Cândida e possui cerca de 2000 m², sendo considerada uma das maiores escolas públicas do país. Nascido em 1922, formou-se em medicina e dedicou sua trajetória científica ao estudo da bioquímica, sendo o autor do primeiro livro-texto da área no Brasil.
Metry Bacila liderou o primeiro grupo de pesquisa biológica do Brasil na Antártica, em 1985. Foi o criador do primeiro curso de pós-graduação da Universidade Federal do Paraná, ainda nos anos 1960, e um dos fundadores e primeiro professor do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi homenageado como Professor Emérito da UFPR e Doutor Honoris Causa da PUCPR, além de ter sido o primeiro paranaense eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
As instalações da nova escola contam com salas de aula, laboratório de informática com impressora 3D, laboratório de ciências com microscópio, além de uma biblioteca que abriga o acervo de livros de Bacila doados à prefeitura de Curitiba Entre as obras que estão à disposição para consultas está “O Professor que descobriu a Antártica”, biografia escrita pelo jornalista Diego Antonelli, que serviu como base para o desenvolvimento de materiais escolares.
A inauguração aconteceu no último dia 3 e contou com a presença dos netos e da filha do cientista, a secretária municipal de educação, Maria Silvia Bacila, do prefeito Rafael Greca, do vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e de vereadores.