Da Redação
O artista curitibano André Mendes acaba de finalizar um dos maiores murais que já realizou em seus mais de 20 anos de carreira. Localizado no Centro de Curitiba, o mural tem 38 metros de largura por 10 metros de altura e envolve toda a esquina da Rua Visconde de Nacar com a Alameda Carlos de Carvalho.
O projeto artístico transforma o prédio histórico da família Abage, onde irá funcionar o novo empreendimento do empresário Alexandre Abage. A família chegou ao Brasil na década de 1920 e adquiriu o terreno na década de 1940. Além de morarem no local, ali também funcionou durante décadas a tradicional loja de iluminação que leva o nome da família. Agora o prédio ganha nova roupagem.
Para criar o mural, Mendes se inspirou no convívio entre as pessoas. “As cores, rostos e figuras interagem com os transeuntes e podem ser vistas de diversos ângulos”, explica o artista. As linhas do desenho rompem os limites da parede, expandindo o mural e dando tridimensionalidade à obra. Outra característica é a pintura realizada na porta da garagem do prédio, que se adapta à pintura estando aberta ou fechada ou mesmo em movimento.
Para o artista, a oportunidade de pintar um mural numa das esquinas mais movimentadas da cidade é uma ótima experiência. “É democrático poder produzir uma obra a céu aberto, onde todos podem apreciar e interagir”, afirma. Mendes levou cinco dias para pintar o painel, finalizado nesta sexta-feira (28) e contou com a ajuda de uma equipe de três pessoas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
1 comentário em “Curitiba ganha mural do artista André Mendes; pintura foi feita no prédio da família Abage no Centro da cidade”
Achei feio, esse branco queima os olhos em dias de sol e nao dialoga nada com a paisagem local. Sem falar que destaca sujeiras e marcas na parede. Sem um nome e uma entrada ficou perdido no meio da cidade