Curitiba ganha primeira arena pública coberta para patinação artística; espaço servirá para formação de atletas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba ganha primeira arena pública coberta para patinação artística; espaço servirá para formação de atletas
Arena pública fica na Praça Alberto Bertoli, em Santa Felicidade (Foto: Daniel Castellano / SMCS)

Curitiba ganhou nesta quinta-feira (29) a primeira arena coberta pública para a prática de patinação artística sobre rodas do país. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca na Praça Alberto Bertoli, em Santa Felicidade. A arena integra as iniciativas do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população e servirá de local de formação de talentos e campeões mundiais na patinação.

Com uma área total de 880 metros quadrados, a arena já foi uma quadra poliesportiva ociosa e que sofreu vandalismo. A transformação foi uma proposta da Associação de Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac) feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A pista de 695 metros quadrados, em piso industrial de concreto nivelado com acabamento polido, tem resistência e aderência ideais para a prática da patinação.

Além da readequação do piso, as laterais foram fechadas com alvenaria e o teto foi reformado, com a instalação de telhas translúcidas. O local ganhou ainda banheiros, copa, sala administrativa e área para módulos de pequenas arquibancadas, que podem acomodar até 200 pessoas.

A solenidade contou com a participação dos atletas da Apac, que fizeram apresentações de suas coreografias premiadas em competições nacionais e internacionais e do presidente da Federação Paranaense de Patinagem, Carlos Alexandre Nakano. Alunos da Escola Municipal Foz do Iguaçu, que fica na mesma praça, também acompanharam a inauguração da arena.

Por meio de termo de cooperação assinado com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que vai permitir o uso para os treinos dos atletas, o local terá também aulas gratuitas de patinação para a comunidade.

A presidente da Apac, Karla Ferreira Camargo Fisher, agradeceu a iniciativa do município. “Temos uma estrutura adequada e esse é um sonho realizado. Vai proporcionar melhor desenvolvimento técnico e artístico para os nossos atletas e futuros atletas”, comemorou. Para a patinadora Roberta Yumi, de 13 anos, o espaço vai favorecer convocações e a conquista de títulos.

Após o teste de pista feito pela Família Folhas, entraram em cena os atletas. O público pode conferir as performances de Manuela Nakano (ouro panamericano); Maysa Veiga (prata panamericano); do Quarteto Julieta, formado pelas atletas Manuela Nakano, Gabriela Fischer, Luana Leão e Julia Klein (bronze panamericano) e do Quarteto Indiano, formado por Renata Valério, Fernanda Hortmann, Stephane Charello e Ana Clara Stival (quarto lugar no panamericano).

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.