Da Redação
Curitiba ganhou nesta quinta-feira (29) a primeira arena coberta pública para a prática de patinação artística sobre rodas do país. O espaço foi inaugurado pelo prefeito Rafael Greca na Praça Alberto Bertoli, em Santa Felicidade. A arena integra as iniciativas do Curitiba Viva Bem, um conjunto de políticas públicas para promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população e servirá de local de formação de talentos e campeões mundiais na patinação.
Com uma área total de 880 metros quadrados, a arena já foi uma quadra poliesportiva ociosa e que sofreu vandalismo. A transformação foi uma proposta da Associação de Pais e Amigos dos Patinadores Artísticos de Curitiba (Apac) feita à Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A pista de 695 metros quadrados, em piso industrial de concreto nivelado com acabamento polido, tem resistência e aderência ideais para a prática da patinação.
Além da readequação do piso, as laterais foram fechadas com alvenaria e o teto foi reformado, com a instalação de telhas translúcidas. O local ganhou ainda banheiros, copa, sala administrativa e área para módulos de pequenas arquibancadas, que podem acomodar até 200 pessoas.
A solenidade contou com a participação dos atletas da Apac, que fizeram apresentações de suas coreografias premiadas em competições nacionais e internacionais e do presidente da Federação Paranaense de Patinagem, Carlos Alexandre Nakano. Alunos da Escola Municipal Foz do Iguaçu, que fica na mesma praça, também acompanharam a inauguração da arena.
Por meio de termo de cooperação assinado com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que vai permitir o uso para os treinos dos atletas, o local terá também aulas gratuitas de patinação para a comunidade.
A presidente da Apac, Karla Ferreira Camargo Fisher, agradeceu a iniciativa do município. “Temos uma estrutura adequada e esse é um sonho realizado. Vai proporcionar melhor desenvolvimento técnico e artístico para os nossos atletas e futuros atletas”, comemorou. Para a patinadora Roberta Yumi, de 13 anos, o espaço vai favorecer convocações e a conquista de títulos.
Após o teste de pista feito pela Família Folhas, entraram em cena os atletas. O público pode conferir as performances de Manuela Nakano (ouro panamericano); Maysa Veiga (prata panamericano); do Quarteto Julieta, formado pelas atletas Manuela Nakano, Gabriela Fischer, Luana Leão e Julia Klein (bronze panamericano) e do Quarteto Indiano, formado por Renata Valério, Fernanda Hortmann, Stephane Charello e Ana Clara Stival (quarto lugar no panamericano).
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: