Curitiba ganha primeiro museu interativo do Brasil sobre a temática água; espaço será inaugurado nesta quarta-feira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba ganha primeiro museu interativo do Brasil sobre a temática água; espaço será inaugurado nesta quarta-feira no Tarumã
Tema principal do espaço é: “Porque a vida escolheu a Terra”. (Foto: Divulgação)

Curitiba ganha nesta quarta-feira (29) o Planeta Água, primeiro museu interativo do Brasil com a temática água. A inauguração será às 19 horas no Espaço Tarumã, onde funcionou a primeira estação de tratamento de água do Paraná. Segundo a jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa, uma das curadoras, o museu é um espaço exclusivo, concebido na primeira estação de tratamento de água da capital e do estado, que se propõe a desvendar os mistérios, características, aspectos científicos e interações ecológicas envolvendo a água e revelando sua importância para a manutenção da vida humana e de todas as outras formas de vida na Terra.

Inovador, interativo e sensorial, o museu adota uma abordagem multidisciplinar e abrangente, apresentando os mais variados aspectos relacionados à água, seus usos e funções – ambientais, científicos, educacionais, históricos, sociais, tecnológicos, de abastecimento e de saúde. Instigante, provocativo e impactante. É dessa forma que o Museu Planeta Água se apresenta aos visitantes.

O tema principal do espaço já traz uma provocação: “Porque a vida escolheu a Terra”. A frase, embora afirmativa, também pode ser interpretada com uma pergunta, aguçando a curiosidade dos visitantes. Maria Celeste diz que o museu surgiu com a visão de que a mudança só acontece pela educação e pelo conhecimento. Como legado, a proposta do espaço é trazer aos visitantes uma experiência imersiva em todos os aspectos que envolvem a água.

“Nos dias atuais, a água é muito mais do que transparente, se tornou invisível. E esta é uma das mais graves ameaças à existência humana. O acesso fácil, para muitos, banalizou a relação dos seres humanos com a água. A crescente poluição dos rios e oceanos, a destruição das florestas e a exploração desenfreada dos recursos naturais estão transformando rapidamente a feição da Terra. É nesse quesito que o Museu traz uma reflexão”, explica a curadora e também responsável pelos conteúdos do espaço.

Preservar para sobreviver

O primeiro grande impacto para quem entra no Museu Planeta Água é a presença do enorme esqueleto de uma baleia azul. Com 23 metros de comprimento e quatro toneladas, a peça expográfica tem por objetivo fazer um manifesto contra a poluição dos oceanos, uma vez que a arte foi toda construída com embalagens plásticas.

Maior animal do planeta, a Baleia Azul pode medir até 30 metros, pesar 150 toneladas e viver cerca de 90 anos. No museu, é possível perceber essa grandeza ao observá-la suspensa no ar e transitar embaixo dela, onde há um monitor que apresenta imagens que convidam o visitante a refletir sobre a urgência da preservação dos oceanos. A peça foi construída com mais de 40 mil itens de embalagens plásticas.

Um exclusivo mapa mundi, que apresenta mais de 90 camadas do relevo da Terra, evidenciando a profundidade e os recortes geológicos dos oceanos, trará projeções vídeo mapeadas, com temas como a história dos deslocamentos humanos pelos mares, o lixo nos oceanos e a formação dos Rios Voadores sobre a Amazônia.

Curitiba ganha primeiro museu interativo do Brasil sobre a temática água; espaço será inaugurado nesta quarta-feira no Tarumã
A jornalista e escritora Maria Celeste Corrêa, uma das curadoras do museu. (Foto: Divulgação)

Aula multidisciplinar

O museu nasceu para ser um grande espaço de conhecimento. A intenção é que turistas, estudantes, escolas e universidades possam usufruir desse imenso apanhado de informações sobre o elemento água, desde o seu surgimento até sua escassez e índices de contaminação nos dias atuais. Para elevar a percepção sobre a importância da água para a sobrevivência do planeta, foi criado um tour provocativo e analítico para que os visitantes observem, sintam e interajam nas várias etapas do “passeio” imersivo e sensorial.

Idealizado pela Associação Brasileira do Conhecimento (EGEO) e desenvolvido pela Straub Design, o museu foi concebido por quatro curadores: Wilgor Caravanti (diretor do projeto), Ericson Straub (diretor criativo), o arquiteto Aurélio Sant’Anna e Maria Celeste Corrêa. O espaço é patrocinado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), CTG Brasil e Compagás, além de contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e da Unesco, desde a sua concepção. O projeto foi realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Para saber mais sobre o Museu Planeta Água acesse
https://museuplanetaagua.org.br/ Instagram – @museuplanetaagua Facebook – https://www.facebook.com/museuplanetaagua/

SERVIÇO:

Inauguração Planeta Água
Data: 29/06/22 – 19h
Endereço: R. Eng. Antônio Batista Ribas, 151 – Tarumã, Curitiba – PR

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.