Curitiba ganha última escultura produzida por Emanoel Araújo; obra Raízes Afro-Brasileiras foi inaugurada no mês da Consciência Negra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba ganha última escultura produzida por Emanoel Araújo; obra Raízes Afro-Brasileiras foi inaugurada no mês da Consciência Negra
A escultura Raízes Afro-Brasileiras, última produção de Emanoel Araújo, foi inaugurada pelo prefeito Rafael Greca no Parque Tingui, local escolhido pelo próprio artista ao lado dos representantes da Simões de Assis Galeria de Arte e da empresa Brafer. (Fotos: Daniel Castellano/SMCS)

Curitiba ganhou na manhã desta terça-feira (22) uma nova escultura pública, do renomado artista baiano Emanoel Araújo. A obra Raízes Afro-Brasileiras, em metal vermelho e com 8 metros de altura, foi inaugurada sob chuva pelo prefeito Rafael Greca no Parque Tingui. O local foi escolhido pelo próprio Araújo, que a doou ao município junto com a Simões de Assis Galeria de Arte e a empresa curitibana Brafer, responsável pela execução. Emanoel Araújo definiu onde a escultura seria instalada durante sua última visita a Curitiba, pouco antes de morrer, em setembro deste ano.

A instalação também marca o mês da Consciência Negra, o centenário do movimento modernista no Brasil e os 200 anos da Independência do país. “A escultura qualifica Curitiba como uma cidade que ama a arte e com o legado da luta contra o preconceito, neste mês em que se celebra a Consciência Negra”, disse Greca logo após descerrar a placa. Ele lembrou que se trata de mais um presente que a cidade ganha e que se soma a outras esculturas já instaladas em espaços públicos, transformando a cidade em uma galeria de arte a céu aberto.

Acompanharam a inauguração o proprietário da galeria Simões de Assis, Waldir Simões de Assis Filho, o diretor-presidente da Brafer, Marino Garofani, a assessora de Promoção da Igualdade Racial, Marli Teixeira Leite, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, e alguns secretários municipais, entre eles a do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, entre outros convidados.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.