Da Redação
Dez pontos de Curitba estão iluminados de azul durante todo o mês de novembro. A ação faz parte do Novembro Azul, mês da campanha de conscientização sobre os cuidados referentes à saúde do homem. Os pontos iluminados são a estufa do Jardim Botânico, a casa da Praça do Japão, a Torre de Cronometragem do Parque Náutico; Portal de Santa Felicidade da avenida Manoel Ribas, o Museu Municipal de Arte (MuMA), o monumento chafariz da Praça 29 de Março, o obelisco da Praça 19 de Dezembro e as Ruas da Cidadania Pinheirinho, Portão e Boqueirão.
De acordo com a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, o movimento do Novembro Azul começou como alerta em relação à prevenção do câncer de próstata, mas atualmente chama atenção para o cuidado integral da saúde do homem. “Quando falamos em cuidado integral da saúde do homem, conseguimos trabalhar a prevenção dos fatores de risco das condições crônicas, como diabetes e hipertensão, além da prevenção ao tabaco e uso abusivo de álcool nas unidades de saúde”, diz a secretária.
De acordo com o diretor de Atenção Primária, Cléverson Fragoso, em relação ao câncer de próstata, a orientação é que os homens fiquem atentos a sintomas como: dificuldade de urinar, diminuição do janto de urina, sangue na urina ou quando se passa a urinar mais vezes do que o normal. “Em qualquer uma dessas situações, a indicação é procurar um profissional de saúde. No caso do SUS, a porta de entrada é a unidade de saúde”, explica.
Além disso, entre os cuidados gerais para uma vida saudáve são recomendados controle do peso, priorização do sono de qualidade e diminuição do nível de estresse.
Dicas de promoção à saúde
- Pratique uma atividade física
- Mantenha uma alimentação saudável
- Evite o fumo, álcool em excesso e drogas ilícitas
Fique alerta
- Dificuldade de urinar
- Diminuição do janto de urina
- Urinar mais vezes que o normal
- Sangue na urina
***Em qualquer um desses casos, procure um profissional de saúde. Esses sintomas podem estar relacionados à próstata.
Nas unidades de saúde, é possível:
- Atualizar a carteira de vacinação
- Cuidar da saúde bucal
- Saber mais sobre os benefícios da alimentação saudável e da atividade física
- Receber orientações sobre como parar de fumar e diminuir o consumo de álcool
- Saber sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: