Da Redação
Curitiba iniciou nesta segunda-feira (26) o teste com radar que identifica de forma automática veículos com ruídos excessivos. O equipamento está instalado na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã. Por ainda não serem homologados no Brasil, os equipamentos não podem multar motoristas e motociclistas.
A prefeitura de Curitiba vai atestar a funcionalidade do equipamento junto a órgãos federais para uma futura regulamentação do equipamento. A empresa responsável pelos radares de barulho quer usar o projeto piloto para fazer os ajustes e as adequações necessárias para obter esse registro junto ao Inmetro e outros órgãos certificadores.
A diferença do novo sistema está na forma como os dados são registrados. Segundo Rosângela Battistella, superintendente municipal de Trânsito, o equipamento faz uma gravação de vídeo e áudio para captar os ruídos e cruza as informações com o reconhecimento da placa, identificando o veículo.
De acordo com a prefeitura, o sistema pode ser adaptado em radares já instalados ou colocado em outros locais sem monitoramento e será usado a princípio como forma de auxiliar na adoção de medidas educativas junto aos motoristas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: