Curitiba inicia testes com ônibus elétrico; população pode viajar de graça no veículo neste sábado e domingo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba inicia testes com ônibus elétrico; população pode viajar de graça no veículo neste sábado e domingo
Viagem inaugural do veículo foi nesta sexta-feira com saída do Parque Tanguá. (Foto: Portal Reinaldo Bessa)

O Portal Reinaldo Bessa participou nesta sexta-feira (16) da viagem inaugural do ônibus elétrico em Curitiba. O prefeito Rafael Greca, autoridades e representantes das empresas integrantes do projeto para implantação do veículo na cidade se reuniram na parte da manhã, no Parque Tanguá, de onde o ônibus partiu para cumprir um curto itinerário de apresentação feito por uma motorista. “É hora de embarcarmos com os dois pés e todos os pneus na eletromobilidade. A ideia é, de agora até 2024, colocar linhas integralmente elétricas em operação na cidade”, disse Greca.

Extremamente silencioso e tecnológico, o veículo tem acessórios fundamentais para os dias atuais: ao lado de todos os assentos existem duas saídas USB para carregamento de baterias de celular ou outros equipamentos. O ônibus também é dotado de ar condicionado e, sem os ruídos externos e do próprio veículo, a viagem é mais confortável.

Com 12,2 metros de comprimento, o veículo tem, segundo a fabricante, capacidade para transportar 78 pessoas e autonomia de 270 quilômetros, graças a um conjunto de 12 baterias. É carregado no período noturno em uma estação montada na garagem da viação Redentor, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O tempo máximo de recarga é de quatro horas.

O ônibus elétrico da chinesa Higer, que está em demonstração em Curitiba, poderá ser conferido pela população em viagens gratuitas neste sábado (17) e domingo (18). Ele fará o trajeto de seis quilômetros entre o Terminal Campina do Siqueira e o Parque Barigui, com viagens de hora em hora no período das 9h às 20h. 

Além do Terminal Campina do Siqueira, haverá pontos de parada para embarque e desembarque no Salão do Automóvel, Pavilhão de Eventos e no Salão de Atos, no Parque Barigui. Fiscais da Urbanização de Curitba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, vão acompanhar a operação.

Na próxima segunda-feira (19), o ônibus elétrico começa um período de testes de cinco dias, com bilhetagem, em linhas da capital. A primeira linha que testará a tecnologia será a 801 Campina do Siqueira/Batel. Na terça (20) será a vez da 380 Detran/Vicente Machado; seguida pela 617 Jardim Ludovica, na quarta (21); 654 Campo Alegre, na quinta (22); e 826 Campo Comprido/CIC, na sexta (23). O ônibus circulará nas linhas no período das 6h às 20h, em uma tabela especial, entre os horários dos demais veículos. 

Mobilidade Sustentável

A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

No fim de setembro devem começar os testes técnicos já no âmbito do Edital de Chamamento Público 001/2022 para Acordo de Cooperação Técnica Visando a Demonstração Operacional de Ônibus Elétricos no Município de Curitiba.

As demonstrações realizadas terão como finalidade fornecer subsídios técnicos e operacionais para futuras contratações e licitações do município. Cada teste deve durar 60 dias.

Atualmente, apenas 4% da frota de ônibus da cidade funciona com energia limpa ou de baixa emissão. No médio prazo, até 2030, 33% da frota deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.