Da Redação
A prefeitura de Curitiba acaba de lançar edital para contratação de empresas que vão oferecer o serviço de bicicletas compartilhadas. O edital prevê a implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento com estação em Curitiba. As bicicletas podem ser convencionais e/ou elétricas.
As empresas que participarem também terão que disponibilizar estações fixas para retirada e devolução da bicicleta. Não será possível deixá-la em qualquer lugar da cidade, só nas estações definidas pelas empresas contratadas.
As bicicletas ofertadas devem estar em conformidade com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro e suas Resoluções sobre os critérios e equipamentos obrigatórios. Especificamente para as bicicletas elétricas, devem estar de acordo com a resolução do Contran n°465 de 2013, que estabelece quais os critérios e equipamentos obrigatórios para este modelo.
As bicicletas elétricas devem ter indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições de segurança. Para as bicicletas elétricas, é obrigatório o uso do capacete para ciclista.
Curta distância
A superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, explica que a ideia é que as bicicletas compartilhadas sejam usadas para promover deslocamentos de curta distância.
“A bicicleta é um meio de transporte e locomoção ideal para trechos entre 3 e 5 quilômetros, proporcionando uma multimodalidade para as pessoas que queiram se deslocar na área central, para o trabalho, as escolas, universidades ou até mesmo irem de casa até os terminais de ônibus e vice-versa”, disse Rosangela.
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, por meio da Superintendência de Trânsito (Setran), será o órgão gestor e fiscalizador do serviço de bicicletas compartilhadas em Curitiba.
O edital
Não há um número mínimo ou máximo de empresas para oferecer o serviço em Curitiba, mas cada uma vai implantar sistemas, estações para retirada e bicicletas próprias.
As empresas apresentarão seus planos de negócio, indicando as áreas de interesse para implantação dos seus sistemas. Várias empresas poderão fornecer serviços em uma mesma área, por exemplo. Ou até mesmo na cidade toda. A prefeitura não restringiu regiões ou bairros da cidade para o serviço de compartilhamento de bicicletas. Mais informações acesse aqui o conteúdo completo do edital.
LEIA TAMBÉM:
- Instalação em comemoração ao primeiro ano do Memorial Paranista transforma visitante em escultura viva
- The Ten Tenors estreia turnê brasileira em Curitiba; grupo já dividiu palco com as maiores estrelas da música mundial
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: