No Dia Mundial da Bicicleta, comemorado nesta segunda-feira (3), Curitiba vai receber mais 280 bicicletas elétricas e com isso ficará com um total de 780 bikes disponíveis para a população, sendo que destas 530 são elétricas.
O aumento de 50% da frota acontece antes da comemoração do funcionamento do sistema de bicicletas compartilhadas ‘Bike Estácio’, que acaba de alcançar a marca de um milhão de deslocamentos.
A mudança aumentará a eficiência e o tempo de uso das bicicletas elétricas e fará com que Curitiba seja a primeira cidade latino-americana a ter um sistema de bike-sharing 100% composto por estações elétricas, graças a parceria firmada entre a Tembici, empresa de micromobilidade na América Latina, a Estácio, instituição de ensino superior e a Prefeitura de Curitiba.
“A mobilidade sustentável é um tema que impacta cidades inteiras, promovendo a democratização dos meios de transporte”, ressalta Lucimara Bortoleto Candiotto, gerente acadêmica da Estácio Curitiba.
Também em meio à expansão da quantidade de bicicletas disponíveis, as 51 estações espalhadas pelo município estão sendo modernizadas, com a substituição das atuais por unidades carregadoras. A expectativa é de que até o final de junho, todas tenham esta nova tecnologia.
“Como as e-bikes começam a carregar assim que são acopladas nas estações, a operação é otimizada uma vez que as bicicletas elétricas não precisarão ser recolhidas para serem carregadas”, comenta Thiago Boufelli, Diretor de Operações da Tembici.
Um levantamento sobre a quantidade de deslocamentos realizados na cidade com as bicicletas compartilhadas revelou aumento de 27% no primeiro quadrimestre de 2024, em comparação com o último quadrimestre de 2023. Além disso, um milhão de quilômetros foram percorridos nos primeiros quatro meses do ano, o que corresponde a 37 voltas ao mundo e resulta em uma economia potencial de 78 toneladas de CO2, o equivalente a poupar o plantio de mais de 545 árvores.