Curitiba recebe reconhecimento do Ministério do Turismo como Destino Turístico Inteligente

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Da Redação

Curitiba recebe reconhecimento do Ministério do Turismo como Destino Turístico Inteligente
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo. (Foto: Divulgação)

Curitiba recebeu o certificado de Destino Turístico Inteligente em Transformação, entregue pelo ministro do Turismo, Carlos Brito, durante o I Seminário Internacional DTI Brasil, em Brasília. O encontro, que terminou nesta quarta-feira (24), foi promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Ciudades del Futuro e Fundacion Ciudad de La Plata. No Sul, somente a capital paranaense e Florianópolis obtiveram o reconhecimento.

Dez destinos-piloto foram homenageados com o certificado. A ação envolveu duas cidades de cada região do país: a capital federal, Brasília, e Campo Grande (Centro-Oeste); Recife/PE e Salvador/BA (Nordeste); Rio de Janeiro/RJ e Angra dos Reis/RJ (Sudeste); Florianópolis/SC e Curitiba/PR (Sul); Rio Branco/AC e Palmas/TO (Norte).

Um DTI tem como foco a incorporação de novas tecnologias, alinhadas a estratégias de marketing, sustentabilidade e acessibilidade, entre outras. Para a presidente do Institutp Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o evento em Brasília foi um reconhecimento ao trabalho que vem sendo feito pelo ecossistema Curitiba DTI. “Durante esse processo fizemos um diagnóstico e sensibilizamos atores internos da Prefeitura e externos, originando também o plano de transformação e o mapa estratégico. Agora partimos para a execução, de maneira que a gestão do turismo em Curitiba seja mais eficiente, baseada na jornada e interesses dos turistas, buscando também que suas experiências sejam singulares e preservando nossa identidade e valores locais”, afirmou Tatiana.

Durante o evento foram apresentados os modelos espanhol, valenciano e argentino de Destino Turístico Inteligente (DTI) e os casos de DTI adotados na Europa e América Latina, entre eles os de Benidorm, Valência e Santander (Espanha), Tequila (México), Bogotá (Espanha) e Medelín (Colômbia). Destinos sul-americanos que estão em transformação, como Montevidéo (Uruguai), Posadas e La Costa (Argentina), também foram demonstrados. 

Destino Curitiba

Tatiana Turra apresentou nesta quarta-feira (24) a metodologia que Curitiba vem desenvolvendo para adequar a cidade ao novo turismo. Entre os detalhes apresentados estiveram a ativação do ecossistema de DTI na cidade, o WiFi Curitiba e o Programa Escola Turismo. Também foram mostradas ações de inovação, entre elas o Coreto Digital no Passeio Público e a Galeria Quatro Estações no Jardim Botânico; de tecnologia, como os portais Guia Curitiba, Curitiba Criativa e a vitrine digital da Feira do Largo da Ordem; de promoção e marketing, como o reposicionamento da identidade do destino com o Curta Curitiba; de mobilidade e transporte, o que inclui as melhorias na Linha Turismo; de segurança, com a implantação da Muralha Digital; de acessibilidade com as novas calçadas do Setor Histórico e adaptações no Jardim Botânico; de sustentabilidade como a Fazenda Urbana, implantação da Escola de Sustentabilidade no Bosque Zaninelli e o Madeira nas Arcadas; e, por fim, apresentação das ações de criatividade com as lojas #CuritibaSuaLinda e as formações do Liceu de Ofícios Criativos.

O processo de DTI em Curitiba está sendo realizado em parceira com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Sebrae-PR e Fecomércio-PR. Os outros destinos convidados para apresentarem os processos foram Brasília (DF), Angra dos Reis (RJ), Florianópolis (SC), Recife (PE) e Rio Branco (AC). 

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.