Da Redação
Depois de mais de dois anos do início da pandemia da Covid-19, Curitiba teve nesta terça-feira (12) o primeiro dia sem pacientes internados nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) destinadas ao atendimento de casos graves da doença. Nos momentos mais críticos da pandemia, a cidade chegou a ter 548 leitos de UTI ativados pelo SUS Curitibano para internamento de pacientes com sintomas respiratórios graves. Curitiba reduziu em 97% a necessidade desses leitos e hoje estão ativos 15, com 0% de ocupação.
Entre os leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19, atualmente 50 estão ativos, com uma ocupação de 8%. Há 46 leitos vagos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) esclarece que os dados da ocupação de leitos em Curitiba são dinâmicos, com alterações ao longo do dia.
Cuidado contínuo
“Para seguirmos nessa melhora contínua, é fundamental que todos tomem as doses de reforço da vacina e, em caso de sintomas, isolem-se imediatamente e procurem os serviços de saúde para agendamento do teste”, diz a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) oferta a vacina contra a Covid-19 (primeiras e segundas doses e doses de reforço) em 30 Unidades de Saúde para quem ainda não compareceu nas datas combinadas. Em Curitiba, 93,3% da população elegível para receber o imunizante já foi vacinada com ao menos uma dose (87,7% da população total) e 86,9% estão com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, o que equivale a 81,7% da população total).
LEIA TAMBÉM:
- Ônibus de Curitiba passam a aceitar cartão de débito e crédito a partir de sábado
- Prefeitura divulga editais para obras estruturantes; estação protótipo solar e Novo Caximba estão entre os projetos
Boletim
Nesta terça-feira (12), a SMS confirmou 180 novos casos de Covid-19 e a morte de um morador da cidade, de 82 anos, em decorrência da doença. Ao todo foram registradas 8.216 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia.
Com os novos casos confirmados, 418.824 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 410.133 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença. A cidade tem atualmente 475 casos ativos, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: