Da Redação
A Casa Veiga, na Avenida João Gualberto, no Alto da Glória, é o mais novo patrimônio municipal e vai se transformar em um centro cultural mantido pela prefeitura. A informação foi dada pelo prefeito Rafael Greca durante a formalização da doação do imóvel feita pelo casal Acir e Juçara Gulin, em uma reunião em seu gabinete, nesta quinta-feira (26). O imóvel, declarado Unidade de Interesse de Preservação, vai passar pelo processo de restauração. Ele fica ao lado da Capela de Nossa Senhora da Glória, também restaurada pelo município.
Trata-se de uma das casas do ervateiro Bernardo Augusto da Veiga, que eram separadas pela capela. A primeira residência foi demolida na década de 1970 e hoje há um edifício no local. A casa a ser restaurada foi concluída em 1896. Em estilo eclético, tem janelas em arco pleno, decoradas com falsas pedras e gateiras (frestas para entrada de luz) no porão alto. A casa funcionou como residência e escritório de engenho de erva-mate da família Veiga.
LEIA TAMBÉM:
- Pátio Batel realiza festa junina beneficente com entrada gratuita e participação de chefs renomados
- Restaurantes Victor realizam Festival do Camarão com cardápio especial e pratos exclusivos
Acompanharam a reunião c Greca o advogado João Casillo, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, a superintendente de Administração da Secretaria da Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alessandra Paluski, o diretor do Departamento de Gestão do Patrimônio Público da secretaria, Giancarlo Smaniotto, e o diretor de Patrimônio Cultural da FCC, Gabriel Paris.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
9 comentários em “Curitiba terá novo centro cultural em imóvel histórico do Alto da Glória doado por casal”
Sou Vizinha do Shopping. Como gosto, acho que ó Palladium é o melhor shopping de Curitiba. Sinto falta da TokStok . E Jorge Bischoff.
Obrigado, Prefeito Greca, por sua administração contribuir de modo expressivo com a cultura e a história da nossa querida Curitiba.
Maravilha.Mais um espaço p Cultura.Parabėns Prefeito. Eliza Cordova
Parabéns Prefeito e ao generoso casal pela generosidade. Com certeza nos Curitibanos saberemos valorizar tão importante local.
Dinheiro para gastar com cultura inútil tem mas para terminar obras essenciais para o povo como o trevo do Atuba nada… Greca so cuida do centro .
Se Greca, só cuida do centro, então não está cuidando de nada….pois por aqui está cheio de ladrões, drogados, e seguranças arbitrários, tratando de pessoas de bem , como se fosse os ladrões…..
Um povo sem cultura é um povo sem memória e sem futuro. Nós artistas da Setorial do Teatro de Formas Animadas de Curitiba agradecemos ao Casal Gulin e aguardamos anciãos pela abertura desse espaço de arte e cultura para cidade de Curitiba.
Essa casa é linda! Que maravilha nosso prefeito transformá-la em mais um local de cultura e preservação da história da cidade e do Paraná! Só fiquei muito decepcionada em ver as construções em torno da ferrovia destruídas e abandonadas! Foi o primeiro passeio que fiz com meu marido ainda recém casada e fiquei deslumbrada com as paisagens e as construções! Por favor poder público, tomem uma atitude! Não deixem esse patrimônio morrer!!!!
Com muita alegria recebo a notícia da recuperação deste casarão, parte da paisagem histórica de nossa capital. Também cenário tradicional de decoração natalina de seus dois pinheiros laterais. Transformá-lo em um Centro Cultural é uma homenagem à família Veiga e um presente à população curitibana, que estará aumentando seu acervo de preservação de nossa memória histórica e arquitetônica. Parabéns ao casal Gulin pela doação e à Administração Municipal pelo olhar cuidadoso no trato do Patrimônio Histórico Cultural Paranaense. Partilhar é uma excelente forma de perpetuar. Aplausos e Gratidão de uma cidadã orgulhosa de sua terra. ??