Curitiba terá táxis exclusivos para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
A medida está prevista no decreto 69/23, que estabelece o Transporte Individual de Passageiros com Deficiência. (Foto: Levy Ferreira/SMCS)

Curitiba terá uma nova categoria de táxi, voltada exclusivamente para atender passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida (temporária ou permanente). A medida está prevista no decreto 69/23, que estabelece o TPCD (Transporte Individual de Passageiros com Deficiência – táxi acessível no município de Curitiba). Os preços das corridas serão os mesmos dos táxis convencionais.

Atualmente, a capital paranaense já possui alguns táxis compartilhados, veículos adaptados que operam tanto no modelo convencional quanto para pessoas com deficiência. São 11 veículos, que representam 13% da frota de 85 táxis, percentual acima do exigido pela lei, que é de 10%. “Mas sabemos que a demanda é muito maior, daí a necessidade de abrir esse mercado para táxis exclusivos. Ampliar e melhorar a mobilidade urbana passa pelo atendimento das pessoas com deficiência, que precisam de um transporte seguro e acessível”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Estima-se que 24% da população de Curitba seja formada por pessoas com deficiência (nas categorias física, auditiva, visual ou intelectual), segundo o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Considerando a projeção do Censo 2022, são cerca de 450 mil pessoas.

Requisitos

Segundo Alessandro César de Souza Alves, gestor da Área de Mobilidade Comercial da Urbs, os interessados em operar no TPCD – autônomos e Microempreendedores Individuais (MEIs) – terão que seguir uma série de requisitos.

Os veículos, além de serem adaptados com plataforma ou rampa, precisam ter uma comunicação visual específica com adesivos com o símbolo universal de acessibilidade da ONU e também com o de cadeirante. Os interessados podem ter mais informações sobre o decreto no endereço www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/taxis.

A expectativa é que os táxis PCD também preencham a lacuna deixada pelos aplicativos de transporte individual de passageiros para esse público.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.