O Congresso Internacional de Cirurgia para o Diabetes tipo 2, o Best Metabólica Brasil, será realizado em Curitiba, na Associação Médica do Paraná, a partir desta quinta-feira (8) até sábado (10).
Cirurgiões brasileiros, dos Estados Unidos, Índia, Canadá, México, Colômbia, Argentina, Japão, Iraque, Espanha e Chile participarão do evento, que tem como objetivo promover discussões sobre as novas técnicas de cirurgia metabólica.
No Paraná, o diabetes está em terceiro lugar na causa de mortalidade prematura em pessoas de 30 a 69 anos, entre 2018 a 2022, segundo dados divulgados pela Agência Estadual de Notícias. Em 2022, foram realizados 1.540.294 atendimentos individuais, já em 2023 foram 2.285.225, aumento de 48%. Para este ano, a tendência de aumento continua, com o registro, até junho, de mais de 1,6 milhão de atendimentos. A obesidade e o diabetes tipo 2 são doenças associadas e já consideradas pandêmicas em todo o mundo.
Vale destacar que há seis anos, os brasileiros passaram a ter acesso a uma técnica que vem revolucionando o controle do diabetes tipo 2: a cirurgia metabólica, tema do congresso que será realizado em Curitiba. Aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2017, essa intervenção cirúrgica tem sido uma esperança (às vezes a única) para pacientes que não conseguem controlar a doença com medicamentos, exercícios e dieta.
A cirurgia metabólica, realizada por videolaparoscopia, promove alterações significativas no metabolismo, incluindo a aceleração da produção de insulina e a normalização dos níveis de glicose no sangue, proporcionando uma melhora substancial na qualidade de vida dos pacientes.
Serviço
Best Metabólica Brasil – Congresso internacional de cirurgia para o Diabetes Tipo 2
Data: De quinta-feira (8) a sábado (9)
Endereço: Associação Médica do Paraná (AMP) – Rua Cândido Xavier, 575 – Curitiba Mais informações e inscrições pelo site ou pelo Instagram.