Em 2024, Curitiba será a sede do Brazil Pride Games, a primeira edição brasileira dos jogos que são considerados o maior evento mundial multiesportivo da comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexuais e assexuais) – jogos similares acontecem desde 1982 em outros países.
Os últimos alinhamentos para a realização do encontro internacional na capital foram definidos nesta segunda-feira (10), durante reunião do prefeito Rafael Greca com os organizadores do Brazil Pride Games. Participaram o diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis, a diretora de Projetos e Corporativo do Grupo Dignidade, Rafaelly Wiest, o diretor-executivo do Brazil Pride Games 2024, Edgart A. Hubner, o secretário do Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e o assessor de Direitos Humanos – Políticas da Diversidade Sexual, Fernando Roberto Ruthes.
O evento será realizado de 14 a 17 de novembro do próximo ano, reunindo cerca de 2,5 mil atletas, que vão disputar 12 modalidades esportivas: atletismo, beach tennis, dança, futebol 7, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Já estão confirmadas delegações da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e México.
A cidade foi escolhida para sediar o Brazil Pride Games pela estrutura que tem para grandes eventos e a experiência em receber encontros internacionais, como aconteceu no mês de março com a Smart City Expo Curitiba 2023, que teve recorde de público, com 15 mil visitantes.
Os jogos internacionais também vão movimentar o turismo na capital paranaense em 2024. Além dos atletas, é prevista a participação de outros 4,2 mil profissionais credenciados. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), o público LGBTQIA+ é responsável por 10% do fluxo de viajantes de todo o mundo e representa 15% das despesas dos turistas.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: