Curitiba volta a ter serviço de bicicletas compartilhadas com 50 estações e 500 bikes disponíveis

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Da Redação

Curitiba volta a ter serviço de bicicletas compartilhadas com 50 estações e 500 bikes
Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel e representantes da empresa Tembici durante o anúncio dos serviços de bikes compartilhadas em Curitiba (Foto: Pedro Ribas/SMCS)

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, a prefeitura de Curitiba anunciou a empresa que irá prestar o serviço de compartilhamento de bicicletas. Serão 50 estações em locais ainda a serem definidos e 500 bicicletas disponíveis nos principais eixos cicloviários da cidade. O anúncio faz parte das ações da Semana Nacional do Trânsito e do Setembro da Mobilidade. “Esse é um momento de fundação de uma nova mentalidade, de abandonar a ideia de andar somente de carro”, disse o prefeito Rafael Greca

A Tembici foi a primeira a apresentar proposta no chamamento público. Especializada em micromobilidade, a empresa conta com 18 mil bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre, além de Santiago no Chile e Buenos Aires na Argentina.

A empresa será responsável pela implantação, instalação, manutenção e operação de sistemas de compartilhamento das bicicletas. “O projeto em Curitiba é mais uma importante etapa do nosso propósito de transformar as cidades e a forma como as pessoas se deslocam. Temos certeza de que as bikes se tornarão parte da rotina dos curitibanos, em deslocamentos mais eficientes, econômicos e sustentáveis”, disse Juliana Minorello, diretora de Relações Governamentais e Advocacy da Tembici.

Em até 30 dias, a Tembici fará a apresentação de um protótipo de estação com quatro bicicletas, em local a ser definido pela Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito. O equipamento então passará por uma avaliação de uma comissão formada por técnicos da Superintendência de Trânsito (Setran) e do Ippuc.

Após a aprovação da estação-teste e do licenciamento dos equipamentos, a empresa terá 60 dias para disponibilizar 70% da frota, e mais 30 dias para atingir 100% da frota. Ou seja, após aprovado o protótipo, a Tembici terá 90 dias para disponibilizar as 500 bikes.

A localização das estações que irão abrigar os equipamentos está sendo discutida com a prefeitura. Os locais precisam estar adequados com os espaços disponíveis nas vias públicas, logradouros da cidade e nos principais eixos cicloviários, com maior enfoque na região central.

Como vai funcionar

O sistema de compartilhamento de bikes com estação irá funcionar 24h, sete dias por semana, permitindo o acesso a informações, o cadastramento de usuários, retirada e devolução das bikes, de forma ininterrupta. Para que possam utilizar as bicicletas, os usuários terão que fazer um cadastro e adquirir um plano pelo aplicativo de celular que será disponibilizado pela Tembici. A empresa oferecerá assinatura variadas, como viagem única, plano lazer, plano mensal e plano anual, para contemplar usuários eventuais e habituais.

Após o uso, a bike precisará ser devolvida obrigatoriamente em uma das estações. A fiscalização do serviço será de responsabilidade da Secretaria de Defesa Social e Trânsito, através da Setran. Segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella, o edital de chamamento público segue aberto e outras empresas interessadas podem iniciar o processo de credenciamento a qualquer momento.

As bicicletas

As bicicletas disponíveis nas estações poderão ser convencionais ou elétricas e devem estar em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e suas Resoluções sobre os critérios e equipamentos obrigatórios.

No caso das bicicletas elétricas, elas devem atingir a velocidade máxima de 25 km/h e possuir indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores em ambos os lados e pneus em condições de segurança.

Ciclovias

Curitiba conta com uma malha cicloviária de 252,1 quilômetros, entre ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas. Até 2025, a cidade terá mais de 400 quilômetros de estrutura cicloviária espalhada pelos bairros.

Segundo o secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, a iniciativa está inserida no Plano de Estrutura Cicloviária de Curitiba e alinhada aos demais projetos de mobilidade ativa, como o Caminhar Melhor. “Essa é mais uma etapa cumprida do plano de mobilidade da cidade”, afirmou Jamur. Após o anúncio, o vice-prefeito Eduardo Pimentel, com a Família Folhas, testaram e deram uma volta com as novas bikes.

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