Curitibana Cini Bebidas comemora 120 anos; refrigerante da marca pode virar patrimônio imaterial do PR

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
img 3046
Desde suas primeiras garrafas de refrigerantes até a diversificação em outras bebidas, a empresa tem se atualizado às tendências do mercado. (Foto: Divulgação)

A curitibana Cini Bebidas, fundada em 1904, completará 120 anos, nesta quinta-feira (31). A empresa será homenageada com uma sessão solene na Assembleia Legislativa, às 18h30. A homenagem foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União).

Reconhecida como a fábrica mais antiga de refrigerantes do Brasil, a Cini ainda pode ter a tradicional Gengibirra tombada como patrimônio cultural e imaterial do estado. Um projeto de lei tramita na Assembleia com o objetivo de preservar a tradição e a relevância cultural da icônica bebida.

A história da empresa paranaense começou quando o imigrante italiano Ezígio Cini produziu, inicialmente, a famosa Gengibirra (bebida gasosa, refrescante, à base de gengibre). Desde então, o refrigerante tornou-se ícone regional, sendo reconhecido não apenas pela qualidade, mas também pelo sabor.

img 3033
Além do Cini Gengibirra e Framboesa, a empresa possui sucos e outras bebidas não alcoólicas. (Foto: Divulgação)

Para garantir a eficiência da fábrica e as demandas do mercado, a Cini Bebidas investiu em tecnologia e processos produtivos modernos. Além disso, buscou a diversificação e passou a oferecer uma variedade maior de refrigerantes, sucos e bebidas não alcoólicas, conquistando novos públicos e aumentando sua presença no mercado nacional. 

Para fortalecer a marca, a empresa incentiva eventos regionais, patrocina festivais e participa de iniciativas comunitárias.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.