A curitibana Cini Bebidas, fundada em 1904, completará 120 anos, nesta quinta-feira (31). A empresa será homenageada com uma sessão solene na Assembleia Legislativa, às 18h30. A homenagem foi proposta pelo deputado Ney Leprevost (União).
Reconhecida como a fábrica mais antiga de refrigerantes do Brasil, a Cini ainda pode ter a tradicional Gengibirra tombada como patrimônio cultural e imaterial do estado. Um projeto de lei tramita na Assembleia com o objetivo de preservar a tradição e a relevância cultural da icônica bebida.
A história da empresa paranaense começou quando o imigrante italiano Ezígio Cini produziu, inicialmente, a famosa Gengibirra (bebida gasosa, refrescante, à base de gengibre). Desde então, o refrigerante tornou-se ícone regional, sendo reconhecido não apenas pela qualidade, mas também pelo sabor.
Para garantir a eficiência da fábrica e as demandas do mercado, a Cini Bebidas investiu em tecnologia e processos produtivos modernos. Além disso, buscou a diversificação e passou a oferecer uma variedade maior de refrigerantes, sucos e bebidas não alcoólicas, conquistando novos públicos e aumentando sua presença no mercado nacional.
Para fortalecer a marca, a empresa incentiva eventos regionais, patrocina festivais e participa de iniciativas comunitárias.