Da Redação
O presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), o tabelião curitibano Rogério Portugal Bacellar, recebeu o título de Cidadão Baiano em sessão solene na Assembleia Legislativa da Bahia. A homenagem, proposta pelo deputado Robinson Almeida (PT), foi na segunda-feira (5) e reuniu autoridades dos poderes Legislativo e Judiciário baianos e de órgãos da sociedade civil, além de presidentes e representantes das entidades extrajudiciais da Bahia e de Sergipe.
A homenagem teve por objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de Bacellar para o fortalecimento da classe de notários e ao desenvolvimento dos serviços extrajudiciais no país. Durante a solenidade, foi lembrado sua atuação no processo que culminou com a privatização dos cartórios extrajudiciais na Bahia, o que tem resultado na qualificação dos serviços prestados aos cidadãos do estado.
O autor da homenagem relembrou a trajetória de Rogério Bacellar e suas contribuições na edição da Lei estadual 12.352, de 8 de setembro de 2011, sancionada pelo governador Jaques Wagner (PT), que passou a dispor sobre a outorga dos serviços notariais e de registros no estado da Bahia, mediante delegação a particulares.
“Fruto de todo o trabalho de Bacellar, hoje o setor tem condições de reivindicar seu papel e de sentar-se para dialogar com o governo de igual para igual, contribuindo com a administração federal de forma direta. Em contrapartida, os cartórios brasileiros continuam a prestar seus serviços à sociedade andando de braços dados com a cidadania”, afirmou Robinson Almeida.
O tabelião do Cartório do 2º Ofício de Notas de Feira de Santana, Valdemir Sena Carneiro, chamou o presidente da Anoreg/BR de ícone na atividade notarial e registral, seja por sua atividade como delegatário, nessa carreira há mais de 50 anos, seja como presidente das entidades assumidas. O corregedor-geral do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, ratificou as homenagens feitas a Bacellar e afirmou que “a Bahia está alegre por tê-lo como conterrâneo”.
“Ser cidadão baiano para mim é uma emoção enorme. Passei a gostar da Bahia como gosto do meu Paraná. Hoje é um dia de alegria, de festa, e de emoção para mim. Essa emoção maior é de ser conterrâneo de vocês, de pregar a união da nossa classe notarial e registral, de defender o Poder Judiciário e de atender com excelência a população brasileira”, afirmou Rogério Bacellar bastante emocionado.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: