Curitibanos dominam o pódio no 1° Open CABPP de Paramotor e Paratrike

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2024 03 25 at 13.49.39
Na foto, o piloto Senderson Laurido durante o pouso de precisão. No campeonato, provas de navegação, precisão e economia de combustível. (Foto: Divulgação).

A equipe de pilotos de Curitiba que participou do 1° Campeonato Brasileiro de Paramotor e Paratrike (Open CABPP) conquistou um total de cinco posições no pódio na competição que contou com a participação de 63 pilotos de todo o Brasil e do Paraguai. A disputa ocorreu em Nova Odessa (SP) entre os dias 14 e 17 de março.

Com uma demonstração de habilidade técnica e estratégica, os representantes de Curitiba se destacaram entre os 18 medalhistas do campeonato, não apenas na conquista de pódios, mas também pela determinação demonstradas em cada etapa do campeonato. Para alcançar esses resultados, a equipe curitibana investe em treinamento intensivo e aprimoramento técnico, além de equipamentos de ponta e suporte logístico.

O Campeonato de Paramotor e Paratrike é uma competição na qual disputam-se provas de navegação, precisão e economia de combustível. As provas são avaliadas por juízes que seguem as regras da Federação Aeronáutica Internacional (FAI). Os pilotos podem competir nas categorias Clássica (regras FAI) ou Light (com uso de GPS) que se dividem em três subcategorias: paramotor solo, paratrike solo e paratrike duplo.

O paramotor é uma aeronave experimental composta por um motor fixado em uma estrutura que o piloto carrega nas costas e se acopla a um parapente, de onde vem seu nome. Com o paramotor, é possível decolar e pousar em locais planos e abertos sem a necessidade de uma rampa ou uma corrente de ar ascendente. O paramotor é considerado um esporte de aventura e requer treinamento e habilitação para ser praticado com segurança.

whatsapp image 2024 03 25 at 13.49.41
O piloto Daniel Bueno competindo no paratrike. Esta é uma variação do paramotor com uma base de três rodas que facilita a decolagem e o pouso. (Foto: Divulgação).

Compartilhando o mesmo princípio do paramotor, o paratrike é uma variação que utiliza uma base de três rodas chamada trike facilitando a decolagem e o pouso. O paratrike pode ser solo ou duplo e permite ao piloto e ao passageiro que decolem sentados.

Foto: Frente: José Lucas Barbosa 1.° Lugar Paratrike Solo Light, Daniel Ferraz Bueno 3.° Lugar Paratrike Solo Clássico e Senderson Laurido 1.° Lugar Paramotor Clássico; Atrás: Alison Gehrke 1.° Lugar Paratrike Duplo Clássico (Navegador), Alan Braga Diretor de Prova e Instrutor, Valcir Aires 1.° Lugar Paratrike Duplo Clássico (Piloto) e Andre Maschio 3.° Lugar Paramotor Light.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.