Professores e estudantes do curso de Moda do Centro Europeu, tradicional escola de profissões de Curitiba, deram início aos estudos para a reformulação e adequação do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar do Paraná (PMPR).
A PMPR vem trabalhando na reformulação dos seus uniformes desde 2021. Foi composta uma comissão, que tem como presidente o coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, chefe do Estado-Maior da PMPR, com o objetivo de apresentar uma proposta de atualização das peças do fardamento, que também incluem os uniformes de gala, solenes e de representação, e ainda os de desfile utilizados pelos cadetes da Escola de Formação de Oficiais.
A busca é por um modelo mais atual às necessidades táticas e que congregue conforto, durabilidade e versatilidade ao trabalho policial do dia a dia. A readequação das modelagens, cores e padrões também vai facilitar futuras aquisições. “Achamos por bem consultar escolas de moda para levantar as necessidades dos policiais e o Centro Europeu se prontificou a dar uma consultoria voluntária e gentilmente está nos auxiliando”, diz Garret. “A ideia é manter a característica de uniforme, mas mais sustentável”, completa.
“A ênfase será na modelagem dos uniformes e na readequação das cores. A intenção é que alguns uniformes possam ser usados em mais de uma ocasião, reduzindo a quantidade de fardas e aumentando a praticidade”, afirma Mariah Salomão Viana, supervisora da Escola de Moda do Centro Europeu e diretora de criação do NovoLouvre.
A primeira etapa é a de coleta de informações. Por isso, a equipe da escola se reuniu recentemente com representantes da PM para entender melhor o que é esperado das novas fardas. “A gente aplica o mesmo método ensinado no curso de Moda. Entrevistamos alguns PMs para entender quais são as demandas: o que é positivo nos uniformes atuais e o que precisa ser melhorado”, destaca Mariah.
A próxima fase do processo é a de pesquisa de tendências. “Existem tendências para este universo do uniforme. Nós fazemos pesquisas sobre os uniformes militares mundo afora, sempre levando em consideração as especificações e os símbolos da Polícia Militar do Paraná”, diz a supervisora.
Além de Mariah, participam do projeto o professor do Centro Europeu Marlon Chin Lee e os alunos Pedro Henrique Gurski e Bruno da Luz. O trabalho feito pela equipe será apresentado à comissão da PMPR em 180 dias, e depois será levado ao comando da corporação para aprovação – a intenção é que os novos uniformes já estejam disponíveis para uso em 2024.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: