Curso de Moda do Centro Europeu faz estudos para reformulação dos uniformes da PM do Paraná

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
whatsapp image 2023 05 22 at 16.57.31
Representantes da Polícia Militar do Paraná e do Centro Europeu se reuniram recentemente para coleta de informações sobre os uniformes. (Foto: Sd. Mauro Berg/PMPR)

Professores e estudantes do curso de Moda do Centro Europeu, tradicional escola de profissões de Curitiba, deram início aos estudos para a reformulação e adequação do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

A PMPR vem trabalhando na reformulação dos seus uniformes desde 2021. Foi composta uma comissão, que tem como presidente o coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, chefe do Estado-Maior da PMPR, com o objetivo de apresentar uma proposta de atualização das peças do fardamento, que também incluem os uniformes de gala, solenes e de representação, e ainda os de desfile utilizados pelos cadetes da Escola de Formação de Oficiais.

A busca é por um modelo mais atual às necessidades táticas e que congregue conforto, durabilidade e versatilidade ao trabalho policial do dia a dia. A readequação das modelagens, cores e padrões também vai facilitar futuras aquisições. “Achamos por bem consultar escolas de moda para levantar as necessidades dos policiais e o Centro Europeu se prontificou a dar uma consultoria voluntária e gentilmente está nos auxiliando”, diz Garret. “A ideia é manter a característica de uniforme, mas mais sustentável”, completa.

“A ênfase será na modelagem dos uniformes e na readequação das cores. A intenção é que alguns uniformes possam ser usados em mais de uma ocasião, reduzindo a quantidade de fardas e aumentando a praticidade”, afirma Mariah Salomão Viana, supervisora da Escola de Moda do Centro Europeu e diretora de criação do NovoLouvre.

A primeira etapa é a de coleta de informações. Por isso, a equipe da escola se reuniu recentemente com representantes da PM para entender melhor o que é esperado das novas fardas. “A gente aplica o mesmo método ensinado no curso de Moda. Entrevistamos alguns PMs para entender quais são as demandas: o que é positivo nos uniformes atuais e o que precisa ser melhorado”, destaca Mariah.

A próxima fase do processo é a de pesquisa de tendências. “Existem tendências para este universo do uniforme. Nós fazemos pesquisas sobre os uniformes militares mundo afora, sempre levando em consideração as especificações e os símbolos da Polícia Militar do Paraná”, diz a supervisora.

Além de Mariah, participam do projeto o professor do Centro Europeu Marlon Chin Lee e os alunos Pedro Henrique Gurski e Bruno da Luz. O trabalho feito pela equipe será apresentado à comissão da PMPR em 180 dias, e depois será levado ao comando da corporação para aprovação – a intenção é que os novos uniformes já estejam disponíveis para uso em 2024.

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.