Daniela Barranco nos leva para um tour histórico pelos fabulosos Castelos do Vale do Loire, na França. Prepare-se para uma deliciosa viagem imaginária.
Os fabulosos Castelos do Vale do Loire
Daniela Barranco
Entre os séculos XV e XVIII, as margens do Rio Loire, na França, foram o local de maior concentração de castelos no mundo, ao todo são 300 edificações. O resultado poderia ter sido desastroso entre as construções anteriores – basicamente fortalezas que remetem ao século IX –, onde destacam-se na paisagem, como em um sonho, uma série de castelos renascentistas.
São muitos os palácios que valem a pena a visita, tanto por seu valor histórico, como pela beleza. Por isso, selecionei alguns dos principais castelos da região para você conhecer. Confira:
Castelo de Chambord
O maior castelo do Vale do Loire é realmente cheio de surpresas, a construção conta com uma arquitetura que é mais do que um castelo: é o sonho de princesa transformado em realidade.
Sua arquitetura infunde elementos da França medieval e do Renascimento italiano, com tetos abobadados, passarelas e as escadas de dupla hélice nas quais as pessoas podem subir simultaneamente. A curiosidade é que os dois lados nunca se encontram.
O terreno do castelo é quase do tamanho da cidade velha de Paris e cercado por uma muralha de 30 quilômetros de extensão. Mesmo que a identidade do arquiteto de Chambord permaneça desconhecida, o gênio Leonardo de Vinci está escrito em todo o castelo.
Castelo de Chenonceau
Com seus arcos que atravessam o rio Cher, o castelo de Chenonceau é, sem dúvida, um dos palácios mais famosos e românticos do Loire. O castelo era habitado por grandes mulheres, como Diane de Poitiers e Catherine de Medici, que adicionaram a famosa ala que atravessa o rio.
Do lado de fora, as colunas góticas sobre a água formam uma ponte magnífica, enquanto, no interior da construção, o espetacular piso xadrez e os lustres de cristal da galeria o tornam um caminho fascinante no tempo e na história.
Castelo d’Amboise
Carlos VIII foi o responsável por transformar Amboise uma fortaleza medieval em um palácio gótico extravagante. Ele criou duas torres de cavaleiros, com rampas em espiral que permitiam que carruagens puxadas por cavalos subissem facilmente os 131 pés de altura. No interior, espaços como a sala de música, com paredes vermelhas, harpa de pé e piano de cauda, exalam extravagância. Outro grande atrativo deste castelo é a capela Saint-Hubert, local do descanso final de Leonardo da Vinci.
Castelo d’Ussé
Devido à sua aparência de conto de fadas, acredita-se que este castelo influenciou duas grandes histórias: o conto “Bela Adormecida”, de Perrault, e o design do famoso Castelo da Cinderela, da Disney World.
Castelo Clos Lucé
A história desta obra de tijolos cor-de-rosa e pedra calcária, construída sobre fundações galo-romanas, começa sob o reinado de Luís XI, em 1471, mas ficou mais conhecida por ser o local onde Leonardo da Vinci deu seu último suspiro antes de morrer em um dos quartos do castelo. Nos seus jardins podemos ver esculturas e experimentos do grande mestre Da Vinci.
Chatres
Esta cidade é a porta de entrada do Vale do Loire, onde se encontra a catedral Notre Dame de Chatres, dona da maior coleção de vitrais do mundo. Suas cores, sombras e efeitos são de tirar o fôlego pela arquitetura exuberante.
Como se não bastasse, entre os meses de abril a outubro, o festival Chatres, em Lumières, ilumina a catedral com imagens que contam sua história e de toda a região. Um espetáculo para guardar eternamente na memória.
Tours
A cidade encantadora apresenta lindas casas enxaimel, cuidadosamente preservadas. No bairro antigo da cidade é possível encontrar uma grande variedade de estabelecimentos gastronômicos e bares charmosos. Esses lugares respiram história.
Para os amantes da arte, indico um passeio pelo Musée des Beaux-Arts de Tours, que apresenta obras de arte do século XIV ao XX, incluindo pinturas de Rubens, Rembrandt, Delacroix, Degas e Monet.
LEIA TAMBÉM:
- A Normandia, palco do Dia D, é o tema da coluna de Daniela Barranco
- A colunista Daniela Barranco fala sobre Valência, que une arquitetura modernista e atrações futuristas
O Vale do Loire tem charme, história, gastronomia e muitos momentos inesquecíveis para oferecer. Destino para percorrer de carro, permita-se não ter um roteiro definido e deixar as estradas da região te guiarem, elas reservam grandes surpresas.