O jornalista, escritor, cartunista e aquarelista Dante Mendonça apresenta sua nova exposição, “Aquarelas de Serra Abaixo”, a partir deste sábado (4), no Instituto Mirtillo Trombini, em Morretes. As telas destacam a paisagem do Litoral do Paraná, revisitada em cores e nuances.
Nascido em Nova Trento, no vale do Rio Tijucas (SC), e radicado desde 1970 no planalto de Curitiba, Mendonça segue a Serra do Mar abaixo e mergulha nas paisagens litorâneas de Porto de Cima, Morretes, Antonina, Paranaguá, Guaratuba, Guaraqueçaba, Superagüi, Ilha do Mel.
Dante se iniciou na aquarela em 2010, como lazer, numa imersão na técnica pelas ruas de Paris. Participou de encontros internacionais e expôs na Itália (Urbino), na Aliança Francesa de Curitiba e na praia catarinense de Porto Belo. Costuma participar do encontro internacional de aquarelistas de Parati, onde já expôs.
A nova sequência de aquarelas é resultado de algumas viagens de observação da natureza, sejam os caminhos coloniais de pedra da Serra do Mar, bordados de hortênsias, sejam os guarás rosa-vivo que parecem flores pousadas na árvore, antes do voo. A exuberante natureza de serra abaixo revela o mar e a montanha, o rio e o vale, a ferrovia e os antigos caminhos, o trem, as casas e igrejas, as pontes, pássaros, flores, o verde e o azul da paisagem, os jogos de luz e sombra.
Serviço:
Exposição Aquarelas de Serra Abaixo, de Dante Mendonça
Instituto Mirtillo Trombini (Largo Lamenha Lins, 66 – Centro – Morretes)
Abertura: 4 de março (sábado), às 11h30
Até o dia 10 de abril, sempre de quinta-feira a domingo, das 11h às 17h.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: