Da Redação
Tem início nesta quinta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi), a terceira edição do Smart City Expo Curitiba, evento que reúne as principais novidades e tendências de cidades inteligentes do mundo. Na área de exposição serão cerca de 50 estandes de empresas e organizações que desenvolvem soluções inteligentes para melhorar a vida no planeta.
A holding curitibana L8 Group, que atua em soluções tecnológicas, irá construir no local uma garagem solar, que será usada para o carregamento de veículos elétricos. O projeto foi desenvolvido com capacidade para carregamento de até dois veículos elétricos ao mesmo tempo. No Smart City Curitiba, a garagem estará na área de testes e servirá para o abastecimento dos veículos elétricos da Renault disponíveis para test drive no local. No projeto foram usadas telhas solares L8 na captação de energia, estrutura da Alusolar e o carregador veicular da empresa Impulse.
O diretor da L8 Energy, empresa do Grupo L8 que atua na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, Guilherme Nagamine, explica que os sistemas fotovoltaicos podem utilizar os módulos solares (conhecidos como painéis) ou as telhas solares, que são mais recentes no mercado e ainda pouco conhecidas.
“Optamos pela telha solar neste projeto porque ela é mais eficiente e gera até 5% mais energia do que o módulo. Além disso, a telha cobre a garagem ao mesmo tempo que capta os raios solares e tem um design moderno, que alia beleza ao projeto arquitetônico. Sua tecnologia permite o aproveitamento da luminosidade mesmo em áreas sombreadas”, afirma Nagamine.
Um dos projetos que também será apresentado pela L8 é o de monitoramento eletrônico do município de Foz do Iguaçu (PR), com mais de 120 câmeras PTZ, que realizam a leitura de placas veiculares já no padrão Mercosul. Outro projeto de destaque da empresa é o fornecimento de mais de 20 mil kits de câmeras corporais para os uniformes dos agentes de segurança do estado do Rio de Janeiro, processo em fase de implantação e que é o maior projeto da área da América Latina.
Inovação em gestão pública
Ainda na área de inovação para gestão pública, a IPM Sistemas, especializada no desenvolvimento de softwares em nuvem para gestão pública municipal, vai demonstrar na prática como funciona o sistema cloud dentro de prefeituras e outras entidades municipais.
O uso de plataformas inteligentes consegue automatizar o trabalho, permitindo que siga fluxos pré-definidos (workflow). Os processos digitais passam a ser menos burocráticos, sem a necessidade de impressões. Além disso, o cidadão passa a ter tudo que precisa na palma da mão, via site ou aplicativo.
LEIA TAMBÉM:
- Arquiteto francês responsável pelo restauro da Notre-Dame dará aulas em Curitiba nesta semana
- Conferência nacional sobre centrais geradoras hidrelétricas discute energia renovável em Curitiba
O uso de smartphones para acessar serviços públicos é uma tendência. Segundo levantamento feito pela própria IPM, que atende municípios do Sul do país, de São Paulo e de Minas Gerais, o número de solicitações de serviços via app para prefeituras aumentou mais de 1200% quando comparado o primeiro bimestre de 2020, pouco antes do início da pandemia de Covid-19 no Brasil, com o mesmo período de 2022. Ou seja, nos últimos dois anos o crescimento do uso de app para acessar serviços públicos foi de 13 vezes.
“A pandemia acelerou um processo que já vinha ocorrendo. A digitalização do serviço público é um caminho sem volta. Cada vez mais a população usa a internet para resolver problemas – e o crescimento do uso do celular é ainda mais expressivo. Vários municípios já entenderam essa mudança de hábitos e estão se adaptando aos sistemas de gestão 100% em nuvem”, diz Juliano Saito Carneiro, coordenador de marketing da IPM Sistemas.
Serviço:
Smart City Expo Curitiba 2022
Data: Dias 24 e 25 de março de 2022
Local: Centro de eventos Positivo (Parque Barigui – Curitiba/PR)
Ingressos: https://smartcityexpocuritiba.com/
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: