Denise Stoklos abre comemorações do “Dia da Ucrânia” com espetáculo criado a partir de textos da escritora ucraniana Clarice Lispector

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
denise stoklos 3 fotografo de leekyung kim
Denise Stoklos abre as comemorações do “Dia da Ucrânia” com espetáculo criado a partir de textos da escritora ucraniana Clarice Lispector, no Teatro da Reitoria. (Foto: Leekyung Kim)

Uma peça teatral de Denise Stoklos é o grande destaque do início das comemorações da 5ª edição do  “Dia da Ucrânia”, que será celebrado nos dias 27 e 28 de julho, no Museu Oscar Niemeyer, das 10h até às 18h. No dia 26, a renomada mímica paranaense vai apresentar, no Teatro da Reitoria, o espetáculo “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector, uma espécie de recital retesado pelas cordas da tragédia e da comédia.

A obra foi um desafio proposto à artista por Fauzi Arap e tem como base os textos de Clarice Lispector. O resultado é uma investigação a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível, como ocorre no conto “A quinta história”; nos romances “Água Viva” e “Paixão segundo G.H.” e na crônica “Vergonha de viver”, por exemplo. Canções interpretadas por Elis Regina, como “Meio–termo”, “Os argonautas” e “Se eu quiser falar com Deus” pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito.

Admiradora de Clarice, Denise, também de origem ucraniana, certa vez foi ao Rio de Janeiro, descobriu seu endereço na lista telefônica e ligou para ela. Do encontro, guardou para sempre a imagem da escritora.

Dia da Ucrânia em Curitiba

O Dia da Ucrânia é organizado desde 2015 em Curitiba pelo grupo folclórico Barvinok. Nesta 5ª edição, além da abertura com a obra de Denise Stoklos, irão ocorrer outras atrações, como artesanato, dança, música e gastronomia. Nas barracas típicas, alocadas no vão livre do MON, serão expostas opções de bordados, porcelanas, pêssankas, bonecas de pano, artesanato em couro e madeira, o tradicional pastel varenyky, sopa de beterraba, bolachas decoradas, embutidos, entre outros. Haverá também apresentações de grupos folclóricos de vários lugares do Paraná, Argentina e Canadá, em um palco montado especialmente para o evento.  

Serviço

Peça “Abjeto – Sujeito: Clarice Lispector”

Data: 26 de julho (sexta-feira)

Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba 

Dia da Ucrânia em Curitiba

Data:  27 e 28 de julho (sábado e domingo)

Endereço: Museu Oscar Niemeyer – Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico Os ingressos já estão disponíveis por meio do Sympla.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.