A vontade de tomar um café gostoso, num local aconchegante, com serviço cortês e dinâmico. Foi com este desejo que o casal Nathália Anring e Francisco Del Rio decidiu abrir o Degusto Café. Inicialmente o espaço estava na Vicente Machado e em 2012 foi para a Carlos de Carvalho, bem próximo à Praça da Espanha, próximo ao Centro de Curitiba. Com mais de 10 anos de funcionamento, o Degusto conquistou clientes fiéis, novos consumidores e depois de crescer, mesmo durante a pandemia, se prepara para uma nova fase: a venda de franquias. “Ter franquias sempre foi um desejo nosso, mas não queríamos algo que fosse um problema para o franqueado ou então que diminuísse a qualidade da nossa marca. Não podemos expandir inadvertidamente. O projeto foi elaborado pensando muito nos clientes e em dar auxílio e proteção ao franqueado”, diz Francisco Del Rio.
Para desenvolver o modelo de franchising, eles trabalharam por mais de um ano com o Grupo Soares Pereira, consultoria com sólida trajetória no Brasil na formatação de franquias. “Vamos oferecer três modelos: a Flagship, com lojas acima de 100m², investimento mais robusto, mas com taxa de retorno maior ao franqueado. Tem também a Standard, entre 50m² e 100m², com investimento médio e capacidade de produção de alguns produtos, e a Diminuto, com cerca de 20m², investimento menor, de 200 mil reais, e retorno mais rápido”, acrescenta o empresário. A ideia é crescer em espiral, começando por Curitiba e somente depois de consolidados, a intenção é ir para outras cidades e estados.
Para atender às lojas franqueadas, uma unidade produtiva está em construção e a previsão é de que esteja pronta já no começo de 2024. Lá serão produzidos todos os doces, salgados e produtos que abastecem as lojas. “Fazemos questão de produzir tudo o que usamos em nosso cardápio. Até mesmo as caldas são produzidas na casa. Se for ao Degusto tomar um Doce de Leite Latte, é doce de leite mesmo que usamos e não essência”, garante Francisco.
O Brasil é o segundo consumidor global de café. Dados da Associação Brasileira de Café (Abic) mostram que o brasileiro consome, em média, 21,5 milhões de sacas de 60 kg por ano. E o consumo em 2021 cresceu 1,7%, mesmo com o alto custo, baixa oferta e economia afetada pela pandemia.
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