O deputado federal Delegado Matheus Laiola (União Brasil-PR) divulgou, em suas redes sociais, um texto pedindo que as pessoas não publiquem nenhuma imagem do assassino da tragédia ocorrida na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC), na manhã desta quarta-feira (5). Segue texto na íntegra.
“Hoje o Brasil acordou com a triste notícia do assassinato covarde de quatro crianças na creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau (SC).
Segundo noticiado, o assassino pulou o muro da creche, atacou a todos covardemente com uma machadinha e se entregou à polícia em seguida.
Como Delegado de Polícia há mais de 15 anos (e pós-graduado em Segurança Pública e em Psicologia Forense), peço que não divulguem imagens do assassino.
Por favor, não façam isso – e sabem por quê?
Simplesmente porque este tipo de criminoso busca notoriedade como recompensa por seus atos brutais.
Não podemos recompensá-lo com o ‘sucesso’ que ele planejou ter.
Não dar notoriedade para a face da covardia pode também impedir que outros criminosos se inspirem em promover igual ou maior terror.
Inclusive, a criminologia estuda o efeito de ‘Copy Killer’, termo que define assassinos que se inspiram na ação de outros, procurando imitá-los e ‘superá-los’.
Ou seja, dar notoriedade para o homicida pode ainda incentivar outros atos de mesma natureza ainda mais violentos.
Não vamos divulgar a face do assassino, por responsabilidade e amor ao próximo.
Vamos deixá-lo nas trevas da insignificância, de onde nunca deveria ter saído.
Quanto aos familiares das vítimas, crianças inocentes e que tinham um futuro lindo pela frente, não consigo imaginar dor maior do que a que estão passando.
Presto meus sinceros sentimentos e coloco-me à disposição no que puder ajudar.”
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: