Desafio Máscara do Bem quer arrecadar e doar 100 mil máscaras caseiras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Monique Benoski

Desafio Máscara do Bem quer arrecadar e doar 100 mil máscaras caseiras
O Desafio Máscara do Bem foi inspirado no movimento global #Masks4All. (Foto: Divulgação)

Foi lançado nesta semana em Curitiba o Desafio Máscara do Bem, inspirado no movimento global #Masks4All, que tem como objetivo incentivar a produção de máscaras caseiras no combate ao novo coronavírus. O desafio pretende doar 100 mil máscaras para entidades filantrópicas de Curitiba que atendem idosos e pacientes com doenças respiratórias e diabetes, pessoas mais vulneráveis ao vírus.

Criada pelo fundador da startup curitibana Ei Tools, Mark Pinheiro, a iniciativa tem o apoio do Vale do Pinhão, da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e já está recebendo doações pelo site Desafio Máscara do Bem. Basta fazer a inscrição on-line e aguardar os voluntários agendarem uma data para buscar as máscaras caseiras. De acordo com Pinheiro, o projeto já está em contato com dez asilos, orfanatos e instituições de saúde. “Queremos garantir que todos estejam protegidos e que possam sorrir com os olhos mesmo nesses dias em que o afeto parece tão distante”, conta.

Além das doações, no site também é possível encontrar informações sobre como criar máscaras para uso pessoal, a partir de modelos confeccionados em tutoriais por youtubers. Pinheiro observa que para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, como ter pelo menos duas camadas de pano e ser de uso individual. Ele ainda lembra que desde o início da pandemia a busca por máscaras de proteção está sendo muito grande e o produto está escasso até mesmo para quem trabalha na área da saúde. “As máscaras N95 fabricadas pela indústria devem ser usadas apenas pelos profissionais que estão à frente no combate da pandemia, como médicos e enfermeiros”, conscientiza.

Desafio Máscara do Bem quer arrecadar e doar 100 mil máscaras caseiras
Desafio vai doar 100 mil máscaras faciais. (Foto: Divulgação)

De acordo com a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, a Prefeitura e o ecossistema de inovação se uniram para produzir máscaras-escudo em impressão 3D no FabLab do Cajuru e arrecadar equipamentos de proteção para doação, desde o início do contágio do novo coronavírus. “Desde o fim de março, mais de mil máscaras-escudos do FabLab foram distribuídas gratuitamente para profissionais de saúde e servidores da Defesa Social e do resgate social (FAS)”, conta.

No site do Desafio Máscara do Bem também é possível fazer doações para que organizações não-governamentais parceiras também possam confeccionar máscaras. Os valores serão repassados através da plataforma da startup curitibana Pólen.

LEIA TAMBÉM:

Uso obrigatório

A Prefeitura determinou como obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos, comerciais e de uso coletivo, incluindo transporte coletivo, táxis e veículos de aplicativos. A orientação é que a população faça uso de máscaras caseiras, para que as industriais fiquem disponíveis para os profissionais de saúde. O decreto deve ser publicado ainda nesta semana.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.