A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) Marlene T. Fuverki Suguimatsu, presidente do TRT-PR no biênio 2017-2019, foi convocada para atuar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) no período de 29 de maio a 1º de julho de 2024, em substituição à ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, licenciada. A convocação foi realizada pelo presidente do TST, ministro Lélio Bentes Corrêa, após indicação da própria ministra Delaíde.
Para a desembargadora Marlene Suguimatsu, presidente do TRT-PR no biênio 2017-2019, a possibilidade de atuar na corte superior da Justiça do Trabalho é recebida como uma oportunidade de aprendizado, além de ser uma honra para o próprio TRT do Paraná. Durante o período em que estiver convocada, a desembargadora atuará na Oitava (8ª) Turma e na Subseção I Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1).
A Desembargadora
Marlene T. Fuverki Suguimatsu nasceu em Irati (PR) e se formou em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, atual Unicuritiba (turma de 1985). É especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Filosofia com ênfase em ética, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), onde também concluiu o mestrado em Direito Econômico e Social (2003) e doutorado em Direito Econômico e Socioambiental (2011).
Ela ingressou na magistratura do trabalho no TRT-PR por concurso público e foi empossada como juíza substituta em 1988. Foi promovida a juíza presidente da então JCJ de Apucarana (PR) em 9 de novembro de 1990. Também foi juíza titular da 16ª Vara do Trabalho de Curitiba. Em 2001, foi promovida ao cargo de juíza togada do TRT da 9ª Região, na atualidade desembargadora federal do trabalho.
Atualmente é Presidente da Comissão de Inovação e Coordenadora do Laboratório de Inovação do TRT. Foi Diretora da Escola Judicial deste Regional no biênio 2012-2013. Integrou a Administração do Tribunal, como Vice-Presidente no biênio 2015-2017 e como Presidente, no biênio 2017-2019. É professora de Direito Material do Trabalho e membro da Academia Paranaense de Direito do Trabalho.