Dezembro Laranja, mês da prevenção ao câncer de pele; saiba os sinais de atenção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
dr. juliano rebolho
Dr. Juliano Rebolho, cirurgião oncológico (Foto: Divulgação). 

Dezembro é o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para chamar atenção em relação à prevenção e detecção precoce do câncer de pele. Os cuidados vão muito além do uso de filtro solar. 

“Um filtro fator de proteção 30 teria uma eficácia durante 1h30 a 2h e, quanto maior o fator de proteção, mais tempo ele dura. Para as pessoas que gostam de fazer exercícios ao ar livre, é recomendado o uso de roupas com proteção UV, que além de serem mais confortáveis do que passar o filtro solar, não é necessário parar o exercício para reaplicar o filtro”, afirma Dr. Juliano Rebolho, cirurgião oncológico. 

Para aqueles que gostam de pegar sol, a indicação é evitar os horários com maior intensidade de radiação UV, que seria das 10h às 16h e sempre usar o protetor solar. Para a produção de vitamina D, deve-se sim tomar sol, mas a quantidade necessária é pequena, com apenas 5 minutos de exposição, três vezes na semana.

“Quando falamos de câncer de pele, temos que dividir as lesões em dois grandes grupos: os carcinomas e o melanoma. O carcinoma de pele é o tumor mais comum e menos agressivo, porém, devido à prevalência, não deve ser menosprezado. Já o melanoma é menos comum, porém com alta agressividade”, explica Dr. Juliano Rebolho.

           As pessoas devem ficar atentas a alterações na pele, seguindo a regra denominada pelos dermatologistas como ABCDE. Onde A significa assimetria, B bordas, C cor, D diâmetro e E evolução. Portanto, se a pessoa tem uma “pinta” que é assimétrica, com bordas irregulares, duas cores ou mais, maior do que 6 mm em diâmetro ou que se modificou, ela deve procurar um médico imediatamente.

A consulta com o dermatologista deve ser anual, principalmente para as pessoas com histórico familiar de câncer, múltiplas pintas e pele clara.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.