Atrás apenas de Natal e Dia das Mães, o Dia dos Namorados é considerada a terceira data mais importante para o comércio.
Uma pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR, mostra que 47% dos paranaenses pretendem presentear alguém neste dia 12. A pesquisa indica que são os homens que gastarão mais com o presente, em média R$ 184,04. Já o tíquete médio feminino será de R$ 137,80. De modo geral, o tíquete médio do Dia dos Namorados subiu esse ano, passando de R$ 147,97, em 2022, para R$ 162,22.
Os tipos de presentes mais citados pela pesquisa da Fecomércio são: artigos de vestuário (27,2%), perfumes e cosméticos (23,7%), jantar (13,3%), comidas e bebidas (11%), jóias e bijuterias (10,4%).
E muitos estabelecimentos se preparam para conquistar os casais apaixonados. Para quem for hoje ao shopping Pátio Batel, o local preparou a campanha “Celebre as Descobertas”, em que a floricultura Maria Flor irá distribuir cartões de forma gratuita para quem quiser se declarar para a pessoa amada.
Para as floriculturas, o Dia dos Namorados é a segunda data do ano em que elas mais vendem. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor) mostra que neste ano as vendas de flores no Dia dos Namorados terão um crescimento entre 10% e 15% na comparação com o ano passado.