O Museu Paranaense, o Museu Oscar Niemeyer e o Teatro Guaíra recebem eventos para celebrar o Dia da Consciência Negra.
O Teatro Guaíra recebe também nesta segunda-feira (20), às 20h, o espetáculo “Pret¡!n Move” para celebrar artistas pretos. Com dança, música, teatro e diversas performances, este encontro relembra a luta em busca de igualdade manifestada através da cultura. Essa é uma iniciativa dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, Luana Nery, Rodrigo Leopolldo e Leonardo Lino, o evento tem o objetivo de celebrar o orgulho preto e sua representatividade, mostrando ao público toda a criatividade, o talento e a relevância do trabalho multiartístico de cada convidado.
Serviço:
Apresentação: 20 de novembro de 2023 (segunda), às 20h
Local: auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)
Tempo de duração do espetáculo: cinquenta minutos
Classificação etária: livre
ENTRADA GRATUITA por ordem de chegada
Nesta segunda (20) das 18h às 21h30, o Museu Paranaense, em comemoração aos 50 anos do movimento hip hop, promove uma noite de encontros com manifestações do hip hop, com breaking dance, discotecagem, slam e batalha de rap na tenda do MUPA. Vão participar diversos artistas de Curitiba e região, como Samuka BR, que é DJ, MC, rapper, cantor, ativista, grafiteiro, poeta, agente cultural e fundador e presidente da Associação dos Rimadores; B.Boy Everson, integrante do grupo South Brothers Crew; Liah Vitória, MC rapper mirim e atriz do grupo de teatro “Trupe Periferia”; e Lua D’Avila, que é rapper e compositora. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos, não necessita inscrição. Mais informações no site.
Já no Museu Oscar Niemeyer acontece a segunda edição da exposição “África, Diálogos com o Contemporâneo”, uma visita mediada que aprofundará o contato dos visitantes com a arte africana e suas influências na contemporaneidade. A atividade ocorre até o dia 22 de novembro (quarta) em duas sessões: 11h e 15h.
A exposição é composta por um recorte da coleção de objetos de arte africana do século 20, doadas ao MON pela coleção Ivani e Jorge Yunes em 2021.
Mais informações no site do MON.