Da Redação
Os humoristas Danilo Gentili, Oscar Filho e Diogo Portugal estiveram em Curitiba na última quarta-feira (26) para o lançamento oficial dos vinhos portugueses Putos, assinados por eles. O evento, promovido pelas importadoras Porto a Porto, de Curitiba, e Casa Flora, de São Paulo, foi no Curitiba Comedy Club anexo ao restaurante Don Antonio, em Santa Felicidade. Desde o lançamento, em agosto, os vinhos – nas versões tinto, branco e rosé – vêm conquistando os apreciadores da bebida Brasil afora. Em aproximadamente três meses, a linha já vendeu 41 mil garrafas, segundo as duas importadoras, responsáveis por trazer os rótulos ao Brasil.
O jantar, para mais de 200 convidados e transmitido ao vivo pelo YouTube, já foi visto por mais de 11 mil pessoas (clique aqui para assistir). Durante o evento, os três comediantes fizeram uma espécie de stand-up comedy contando ao público presente sobre o processo que levou à criação dos vinhos.
O curitibano Diogo Portugal teve a ideia de lançar a linha de vinhos, enquanto Danilo Gentili, também cartunista, criou a arte do rótulo e Oscar Filho inventou o nome. A palavra “Putos”, em Portugal, significa garotos e o lacre vermelho é uma referência ao grupo Stand Up Raiz, formado pelo trio. O projeto saiu do papel graças às duas importadoras, que formularam as estratégias comerciais e de marketing para viabilizar a iniciativa.
“Pensei que o rótulo tinha que ser semelhante ao de um vinho de grande prestígio para contrastar com o nome divertido e os nossos rostos”, diz Gentili. O slogan “Nós nunca fomos sem graça. Você que bebeu pouco vinho” revela o objetivo do projeto dos humoristas, que é o de tornar a bebida menos elitista no pós-pandemia, quando se busca a reaproximação entre as pessoas. “O vinho é uma bebida milenar, porém não faz parte da cultura do brasileiro. Nosso desafio é mudar isso. Mostrar que o vinho é acessível a todos com um produto que estimula novas formas de consumo”, diz Camila Podolak, gerente de marketing da Porto a Porto.
Os rótulos são elaborados no Alentejo, sudeste de Portugal, onde se encontram algumas das vinícolas mais prestigiadas do país. O Putos tinto é macio e saboroso, frutado e com notas de baunilha. O Putos rosé é fresco e vivaz, de aromas delicados de frutas vermelhas enquanto o branco tem ótima acidez e é muito refrescante.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias: