Da Redação
A diretora-geral adjunta para medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Galvão Simão, esteve nesta quinta-feira (10) em Curitiba para uma reunião de gestores do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante o encontro, Mariângela reforçou a importância da vacinação contra a Covid-19. “As vacinas contra a Covid-19 são altamente efetivas para evitar casos graves, hospitalização e morte, portanto, tem que vacinar”, disse.
Natural de Curitiba, onde está em visita a parentes, ela, que é ex-servidora municipal e hoje vive em Genebra (Suíça), atendeu a um convite pessoal da secretária da Saúde Márcia Huçulak.
De acordo com Márcia, o encontro serviu como um importante diálogo entre uma gestora que está no epicentro das decisões da OMS relacionadas à Covid-19 com os gestores da Secretária Municipal da Saúde que estão no enfrentamento diário da pandemia. “É um estímulo importante para nossas equipes”, afirmou Márcia.
A dirigente da OMS elogiou a estratégia de combate à pandemia no município. “A gente não viveu o colapso. Em Curitiba, não faltou assistência para quem precisou”, disse a secretária de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
- Mesa Diretora da Câmara de Curitiba aceita representações contra Renato Freitas e encaminha caso ao Conselho de Ética
- Curitiba abre repescagem nesta quinta e sexta-feira para todas as crianças já convocadas para a vacinação
Cenário
Ao falar sobre os desafios do combate ao coronavírus, Mariângela disse que é preciso mover os esforços da resposta emergencial para o controle sustentado. Isso implica reduzir exposição, transmissão, morbidades e mortalidade, segundo a diretora da OMS. “Os cientistas já trabalham em uma vacina que proteja contra todas as variantes, uma pan-vacina”, afirmou.
A diretora da OMS também falou sobre a eventual aplicação de uma quarta dose de reforço. “Pode ser que a gente venha a ter necessidade, mas não por enquanto”, disse. Mariângela contou que só se trabalha vacinado no prédio da organização, em Genebra, na Suíça. Ela também reforçou a importância da vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade.
Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:
2 comentários em “Curitibana diretora da OMS se reúne com gestores de saúde de Curitiba e reforça importância da vacinação”
Não sabia que temos uma curitibana na OMS. Muito legal. Gostei muito da matéria ?
Qual a formação dela? É interessante saber que é de Curitiba, que foi servidora do Município, mas, qual a formação dela? É diretora da OMS. Bom. Mas, qual é a formação de origem dela? É médica, infectologista, ou é uma burocrata da OMS?