Distribuição de mudas de árvores pelos 330 anos de Curitiba começa na próxima semana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Rascunho automático
A partir de 27 de fevereiro, as dez regionais da cidade irão distribuir 100 mil mudas de árvores nativas de diversas espécies para a população. (Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

A partir de segunda-feira (27), três regionais de Curitiba começam a distribuir mudas de árvores nativas para a população. A ação faz parte do projeto 100 Mil Árvores para Curitiba e dos esforços para se chegar aos 330 mil plantios para a comemoração dos 330 anos da capital paranaense, celebrados no dia 29 de março.

Cada uma das dez regionais terá disponível 10 mil mudas, entre espécies como araçás, aroeiras-vermelhas, dedaleiros e ipês – a distribuição vai até o final dos estoques. As primeiras entregas acontecem nas regionais Boa Vista, Cajuru e Matriz e o cronograma segue até o dia 2 de março.

O incentivo à ampliação dos plantios na cidade também é parte das ações do Curitiba Viva Bem, uma série de políticas públicas voltadas à saúde e qualidade de vida da população. Para o plantio em áreas privadas, não há restrição, mas em via pública, além de autorização, é preciso seguir algumas regras. “É preciso respeitar as normas de urbanização da cidade”, explica Roberto Salgueiro, engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha.

O plantio das árvores deve levar em conta questões como a existência de fiação elétrica, largura das calçadas e outras características. Essas questões serão avaliadas no momento do preenchimento do cadastro para retirada para que seja possível indicar a melhor muda para os objetivos do cidadão.

A infraestrutura verde da cidade traz diversos benefícios, como o equilíbrio térmico e o sequestro de gases do efeito estufa da atmosfera. Por isso, ela é uma grande aliadas nas ações para mitigação e resiliência frente às mudanças climáticas. As árvores ainda promovem sombra e servem de abrigo à fauna silvestre.

Cronograma de distribuição das mudas:

Segunda-feira (27/2)
Regional Boa Vista – Av. Paraná, 3.600 (a partir das 14h).
Regional Cajuru – Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 14h).
Regional Matriz – Praça Rui Barbosa, 101 (a partir das 14h).

Terça-feira (28/2)
Regional Boqueirão – Av. Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (a partir das 14h).

Quarta-feira (1º/3)
Regional Pinheirinho – Av. Winston Churchill, 2.033 (a partir das 9h).
Regional Portão – Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h).
Regional Santa Felicidade – Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 9h).
Regional Tatuquara – Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/nº (a partir das 9h).

Quinta-feira (2/2)
Regional CIC – Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir das 8h30).
Regional Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700 (das 8h30 às 12h e das 14h às 17h)

Siga-nos no Instagram para ficar sempre por dentro das notícias:

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.