A ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edilene Lôbo, dará uma aula magna na abertura do primeiro Seminário Paranaense de Direito Eleitoral, nesta segunda-feira (13), das 8h20 às 12h, no auditório do UniCuritiba.
Primeira mulher negra a ocupar o cargo de ministra no TSE, Edilene integra a Rede Internacional de Pesquisa Estado e Constituição; no seminário ela abordará o tema “Deepfake/Inteligência Artificial e seus impactos na propaganda eleitoral”.
Ainda na segunda, a partir das 19 horas, o tema “Inelegilidades” será conduzido pelos painelistas Guilherme Gonçalves e Eneida Desiree, com mediação de Maria Vitória Bittar. No fim do dia, os Crimes Eleitorais serão tema do debate com os painelistas Samuel Falavinha, Daniele Galvão, Joelson Dias (ex-ministro do TSE) e o desembargador eleitoral Bruno Martins.
Na terça-feira (14), os focos do seminário serão a propaganda eleitoral e os desafios para as Eleições 2024. Os painelistas serão Thiago Paiva dos Santos, Ana Carolina Cleve e Leandro Rosa. À noite, Emma Roberta Paul e Luiz Franqui falarão sobre infidelidade partidária e domiciliar. A mediação será feita pelo desembargador eleitoral José Rodrigo Sade. Encerrando o dia, o advogado Paulo Golambiuk e os professores do UniCuritiba, Roosevelt Arraes e Luiz Gustavo de Andrade, falarão sobre Federações Partidárias.
Na quarta-feira (15), último dia do evento a palestra sobre Fraudes Eleitorais começa às 10h, com a presença de Carla Karpstein, que falará sobre fraude à cota de gênero, Priscilla Conti Bartolomeu (reserva de recursos a candidaturas indígenas) e Nahomi Helena (fraude no dispêndio de recursos a candidaturas negras). Abuso de poder e práticas que desequilibram o pleito eleitoral serão os assuntos abordados e o debate terá a participação de Luiz Eduardo Peccinin, Orlando Moisés Fischer Pessuti e Maitê Marrez.
O primeiro Seminário Paranaense de Direito Eleitoral será realizado no UniCuritiba, saiba mais clicando aqui.