O mais novo lançamento da Johnnie Walker Blue Label, o whisky Elusive Umami, ganha lançamento em Curitiba com uma série de eventos exclusivos no recém-inaugurado restaurante Ichigo Ichie, a partir desta segunda-feira (3) até quarta-feira, sempre às 20h. Das três datas, ainda há vagas disponíveis somente para o dia 5, que podem ser reservadas pelo WhatsApp (ver Serviço abaixo). O valor por pessoa é R$ 830,00 incluindo comida.
O chef da casa, Regis Hideki Shiguematsu, criou um menu especial para combinar com o novo produto, que tem edição limitada de apenas 10 mil garrafas em todo o mundo. Os bartenders Vitoria Kurihara e Ariel Todeschini criaram drinks elaborados para a ocasião. Vitória foi eleita a melhor bartender do Brasil pelo concurso World Class em 2023 e Ariel está entre os finalistas deste ano. Para apresentar o Elusive Umami, as noites terão ainda a participação de um dos maiores especialistas em destilados do país, Nicola Pietroluongo, único expert brasileiro com a certificação máxima da instituição britânica Wine & Spirits Education Trust (WSET).
Muito valorizado na gastronomia japonesa, o umami é o quinto sabor presente no paladar humano, ao lado dos quatro mais conhecidos: doce, salgado, amargo e azedo. Para promover uma experiência sensorial em busca dessa sensação, o chef Regis elaborou um menu degustação com nove passos, harmonizados com diferentes bebidas: o próprio Blue Label Elusive Umami e coqueteis autorais.
A jornada gastronômica começa com o Welcome Drink, composto pelo coquetel Ballin Highball. Assinado por Vitoria Kurihara, traz whisky Singleton, vinho colheita tardia e bitter umami. Para acompanhá-lo, será servido Tempura de milho. O segundo passo é o Elusive Moment: o Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami será servido junto com Bottarga, preparo especial com ovas de peixe.
Em seguida, o cardápio traz duas entradas, três pratos principais frios, um principal quente e sobremesa. As entradas são: Rock Shrimp Tempura (tempura de camarão rosa com maionese picante) e Tartar de salmão temperado com azeite, pimenta branca, cebola roxa, cebolinha, shoyu e flor de sal. Ambas são harmonizadas com o drink Golden Hour, de Ariel Todeschini, que mixa Johnnie Walker Gold Label, Oolong (chá oriental) e espumante.
Os pratos principais frios reúnem ícones da comida japonesa: seleção de sashimis (atum, salmão e peixe branco da estação), seleção de sushis (atum, barriga de salmão, peixe branco da estação, vieira, camarão e dyo de ovo de codorna trufado). O prato quente leva à mesa o robalo marinado e grelhado no missô, acompanhado por legumes na brasa.
Encerrando o jantar, a sobremesa é o Mochi Ice Cream de paçoca com farofa crocante de castanha, uma releitura dos tradicionais bolinhos japoneses recheada com sorvete artesanal. Vai à mesa harmonizada com o Kumiko, coquetel com Johnnie Walker Blue Label, vinho branco e maçã.
Serviço:
Lançamento do Johnnie Walker Blue Label Elusive Umami
Data: dias 3, 4 e 5 de junho (segunda, terça e quarta-feira). Restam vagas somente para o dia 5 de junho.
Horário: 20h.
Restaurante Ichigo Ichie Japanese Culinary Art.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 5970 – Seminário, Curitiba.
Reservas pelo WhatsApp: 41 9896-4928.