O consulado da Coreia do Sul no Paraná tem novo cônsul, o empresário Cristian Kim foi nomeado no dia 19 de julho pelo Consulado-Geral em São Paulo. “É uma honraria receber esta missão, pois sendo descendente direto de coreanos, sinto profundo reconhecimento da minha trajetória pessoal e profissional”, diz Cristian.
Cristian Kim é filho de imigrantes coreanos que vieram da Alemanha, na década de 1970, para atuar em Curitiba. Construiu sua carreira na área de Executive Search e Human Resources Consulting. Atualmente é sócio da Nabi Capital Humano e professor da Pós-Graduação em Gestão de Negócios na FAE Business School. Como Gerente Regional da AMCHAM Curitiba (Câmara Americana de Comércio) contribuiu para a expansão internacional de diversas companhias, além de liderar equipes em empresas como Gympass, Manpower Group e Michael Page International.
Num momento em que a cultura coreana tem sido apresentada aos brasileiros por meio dos filmes e dos doramas, que caíram no gosto popular, o novo cônsul chega ao cargo com o objetivo de promover e manter as relações bilaterais entre o país e o Paraná, contribuindo para o aprofundamento da cooperação nas áreas científica, cultural e econômica.
Cristian pretende fomentar a cultura do país asiático, apresentando sua história, tradições e também a contemporaneidade e o desenvolvimento da Coreia do Sul. Sua dedicação à construção de pontes entre diferentes culturas e nações confere habilidades diplomáticas na gestão de negócios internacionais.
Para os trabalhos que serão realizados no Paraná está sendo promovida uma série de reuniões e encontros entre cidades sul-coreanas, a Câmara de Vereadores de Curitiba e o governo do estado, que no início do ano enviou à Coreia do Sul uma comitiva chefiada pelo governador Ratinho Júnior.
Coreia do Sul
É o 12º parceiro comercial do Brasil no mundo, além de importante investidor na economia nacional. Em 2023, o comércio bilateral movimentou U$10,45 bilhões. Somente este ano já aconteceram três aberturas de mercado para produtos agrícolas brasileiros. Portanto, o país asiático é um grande parceiro comercial do Paraná.